Crocodilo é libertado após passar 5 anos com pneu preso ao pescoço; vídeo

Foi um morador local que conseguiu atrair e pegar o réptil de 5,2 metros de comprimento na tarde de segunda-feira (7).

crocodilo | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um crocodilo selvagem que ficou preso em um pneu por mais de cinco anos na Indonésia foi libertado da borracha em torno de seu pescoço e devolvido à natureza na segunda-feira (7). Ativistas de conservação ambiental tentam capturar o crocodilo de água salgada desde 2016, quando ele foi visto pela primeira vez por moradores da cidade de Palu, na ilha Sulawesi, com um pneu de moto entalado no pescoço.

Foi um morador local que conseguiu atrair e pegar o réptil de 5,2 metros de comprimento. Tili, um vendedor de pássaros de 34 anos, usou frango como isca e cordas para puxar o animal no final do que ele disse ser um esforço de resgate de três semanas. 

Crocodilo com pneu em volta do pescoço (Foto: reprodução)

Dezenas de moradores ajudaram a puxar o crocodilo para a costa e, finalmente, cortar o pneu em volta de seu pescoço. “Eu só queria ajudar, odeio ver animais presos e sofrendo”, disse Tili, que, como muitos indonésios, não tem sobrenome.

Vídeo!

Segundo ele, suas duas primeiras tentativas de resgatar o crocodilo falharam porque as cordas não eram fortes o suficiente para enfrentar seu peso. Tili, então, resolveu tentar com cordas de nylon usadas para puxar barcos. “Eu já estava exausto, então deixei eles terminarem o resgate, o crocodilo era incrivelmente pesado, todo mundo suava e ficava muito cansado”. Sob aplausos aliviados e satisfeitos dos moradores locais, o crocodilo foi solto de volta à água imediatamente após o resgate. 

Conservacionistas acreditam que alguém pode ter deliberadamente colocado o pneu ao redor do pescoço do crocodilo em uma tentativa fracassada de prendê-lo como um animal de estimação.

Agora, é claro, a pergunta que não quer calar: como um homem da comunidade, sem nenhum preparo específico, conseguiu em três semanas o que as autoridades não foram capazes em mais de cinco anos? Tili diz que acredita que isso se deve ao fato de que eles não tinham o equipamento adequado para um resgate no rio, que abriga mais de 30 outros crocodilos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES