Em risco de extinção, gato-maracajá é capturado por moradores em Pedro II

Foi feita a soltura do felino em área não habitada, na localidade Lagoa do Mato, pois o animal não necessitava de cuidados e nem se encontrava ferido.

rtu | rtu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um gato-maracajá, espécie ameaçada de extinção, foi capturado na manhã desta quarta-feira (11), por moradores da localidade Bom Lugar, município de Pedro II, no Norte do Piauí. 

A 2ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar explicou que após a informação de que o animal silvestre havia sido capturado, a guarnição de serviço entrou em contato com a Central do IBAMA em Teresina, que sob orientação do Dr. Fabiano (veterinário do IBAMA), foi feita a soltura do felino em área não habitada, na localidade Lagoa do Mato, pois o animal não necessitava de cuidados e nem se encontrava ferido. 

Em risco de extinção, gato-maracajá é capturado por moradores em Pedro II (Foto: Divulgação)

Em risco de extinção, gato-maracajá é capturado por moradores em Pedro II (Foto: Divulgação)

As principais ameaças para a iminente extinção da espécie, considerada pelo Ministério do Meio Ambiente, são a perda de habitat, atropelamentos e a caça por retaliação devido à predação de aves domésticas. Estimativas apontam que existam entre 4,7 mil e e 20 mil maracajás na natureza no Brasil. Em 15 anos, o equivalente a três gerações, a expectativa é que haja uma redução de 10% no número da espécie.

O maracajá, que é confundido com a jaguatirica devido à coloração dourada com pintas e rosetas pretas, é menor em tamanho, mas possui cauda, patas, olhos e orelhas maiores proporcionalmente.Os hábitos do maracajá são estritamente noturnos e suas características favorecem bastante seu hábito arborícola (passa a maior parte do tempo em galhos altos). 

Veja o vídeo da soltura: 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES