Entenda o porquê dos ataques de tubarão nas praias do Recife

Foram dois ataques em menos de 15 dias na Praia de Piedade, litoral da capital do Pernambuco

Tubarões na costa do Recife | Mile Ribeiro/Pexels
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foram dois ataques de tubarão registrados na Praia de Piedade, litoral de Recife, capital do Estado do Pernambuco. Muitas pessoas ficaram intrigadas com os ataques. O que leva os tubarões a se concentrar na região? Segundo os dados, o local é palco de um a cada cinco ataques de tubarão identificados no Pernambuco desde 1990. 

O primeiro ataque desta quinzena foi no dia 10 de julho, quando um homem de 51 anos morreu após ser mordido pela fera oceânica. Neste domingo (25), mais uma vítima: um homem de 32 anos, que foi hospitalizado e segue em recuperação.

Tubarões atacam nas praias de Recife. Crédito: Mile Ribeiro/Pexels.

No entanto, a explicação para o aparecimento e ataques de tubarões no trecho é natural. Segundo o biólogo Leandro Alberto, entrevistado pelo G1, as diferenças de profundidade explicam a presença de tubarões tão próximos da costa. "[A praia] tem uma profundidade de mais ou menos dois a três metros, e logo após, passando por essa faixa, nós temos uma área de um canal que tem a profundidade de 5,5 metros a 6,5 metros, fazendo com que esses peixes maiores, esses tubarões, possam entrar nessa área e se alimentar", afirmou.

A ação humana também contribui para o aparecimento dos animais. "É uma área muito povoada, porque a população utiliza para banho, acontece o descarte de lixo, acontece o descarte de matéria orgânica, de latinhas de alumínio, fazendo com que esses animais tenham essa percepção e, como qualquer animal curioso, vá para o banco de areia", explicou.

Ao todo, foram 68 acidentes registrados ao longo desses anos no Estado. Os dados são do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) do Pernambuco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES