Galinha que teve asa e pernas quebradas vira xodó de família paulista

O animal ganhou uma rede depois de ter sido resgatada com fraturas expostas.

galinha | galinha
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Mogi das Cruzes, a galinha Vitória, como é chamada pela nova família, foi resgatada depois de ser vista agonizando e com uma asa e as perninhas quebradas. Hoje ela tem um lar e até uma rede, onde passa o dia deitada, diante da impossibilidade de se levantar.

A ave foi levada a um veterinário e, apesar do diagnóstico complicado, passou por tratamento e por cirurgias. De acordo com a professora Maristela Ribeiro, o animal virou o xodó da casa e encanta a todos com seus cacarejos tímidos.

Galinha ganha rede fofíssima (Foto: reprodução)

“Vou cuidar dela sim. Maltratada do jeito que foi... Eu não gosto disso. Não posso ver maldade com animais. O nome dela é Vitória, porque [resgatá-la] foi uma vitória, realmente. A gente está cuidando com muito amor e carinho”.

O resgate foi em um domingo do final de setembro, no distrito de Sabaúna. A filha de Maristela tinha aproveitado o dia para passear de bicicleta com a tia e outras amigas da família. No caminho, elas se depararam com a galinha e ficaram preocupadas.

O animal passa o dia dormindo e recebendo carinho (Foto: reprodução)

“Ela me ligou chorando. Perguntei o que estava acontecendo. Ela disse que tinha visto a galinha mexendo no meio no arbusto. A galinha gritava, rolava de um lado pro outro, e elas não conseguiam pegar. Ficaram chorando”.

Maristela, que diz ser protetora dos animais, resolveu agir. Pegou uma caixa de plástico e um tapete, chamou o marido para dirigir e, juntos, foram ao encontro da galinha. Chegando lá, eles viram a ave em desespero e não hesitaram em ajudar.

“Ela estava toda molhada de dendê e tinha formiga mordendo ela, muita mosca. Peguei ela, ela gritava. As asas estavam quebradas, viradas ao contrário. Levei pra casa, dei um banho, enrolei no cobertor e dei comida. Acho que ela estava com muita fome”.

A professora percebeu que a galinha tinha fraturas expostas e decidiu procurar por um veterinário. Vitória fez exames, passou por cirurgias e foi medicada. Jeferson Renan de Araújo Leite, que a atendeu, acredita que os ferimentos foram causados de forma proposital.

“Ela estava com as duas pernas quebradas e as duas asas com fratura exposta. Foi feito com a mão aquilo. Quebraram as pernas, justamente, para não se movimentar”, diz.

“Durante o tratamento, uma das perninhas teve infecção. Teve que ser amputada e parte da asa [também]. Agora o animal está bem melhor. Não consegue parar em pé, porque a outra perna também ficou bem lesada”, diz o veterinário.

Com o objetivo de proporcionar um pouco mais de conforto à galinha, agora operada e sem uma das patinhas, a filha de Maristela construiu uma rede improvisada. Para isso, usou uma cesta de basquete de brinquedo e um saco de laranja.

Tudo foi pensado para que ela tenha ventilação e não sofra com assaduras. Ainda segundo a professora, agora Vitória está bem e se recupera com tranquilidade. Ela dorme no quarto da nova tutora, junto com o cachorro da família.

“Estamos cuidado, fazendo curativos e dando remédio. Agora ela dorme no meu quarto, está gordinha, calminha. Ela é uma gracinha. Muito linda”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES