Incrível: tubarão engravida a si mesma e tem filhote em tanque na Itália

Se for confirmado por análises de DNA, caso pode ser o primeiro episódio de partenogênese entre tubarões da espécie cação-liso ('Mustelus mustelus')

tubarao | tubarao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nascida no último dia 14 de agosto, a pequena tubarão Ispera (“esperança”, na língua sarda) pode ser fruto de um processo de reprodução inédito entre tubarões da espécie cação-liso (Mustelus mustelus). A filhote foi concebida de forma assexuada por sua progenitora, que “engravidou a si mesma” em um grande tanque onde vive há mais de dez anos com apenas tubarões fêmeas, no aquário de Cala Gonone, na Itália.

O processo que gerou Ispera é conhecido como partenogênese, é comum em plantas e organismos invertebrados e é opcional em espécies que se reproduzem sexualmente, como ocorre com alguns répteis, peixes e pássaros. Trata-se de uma forma natural de reprodução sem sexo em que os embirões se desenvolvem mesmo na ausência de fertilização: uma vez que o material genético provém apenas de uma fêmea, o feto se torna uma espécie de “clone” de sua mãe.

Tubarão engravida a si mesma (Foto: reprodução)

Um dos mecanismos mais comuns que permitem a ocorrência da partenogênese é a fertilização de uma célula-ovo imatura, que se comporta como um espermatozoide. O processo pode ser vantajoso para populações de densidade muito baixa, em que as fêmeas têm poucas chances de encontrar parceiros.

Entre tubarões, no entanto, o método é considerado raro — e pode ser inédito entre os cações-liso. “Se confirmado por análise de DNA, seria a primeira partenogênese documentada de Mustelus mustelus no mundo”, afirma o aquário de Cala Gonone, em comunicado nas redes sociais.

Fêmea de tubarão se reproduz sem macho após passar anos sozinha

A avaliação do material genético da tubarão Ispera irá determinar se a filhote foi de fato concebida por partenogênese, assim como uma tubarão-zebra (Stegostoma fasciatum) que, em 2016, deu à luz a três filhotes após passar 13 anos sem contato com machos, na Austrália.

Para os biólogos do aquário, o caso pode abrir caminho para pesquisas destinadas a investigar se a partenogênese é um processo que o tubarão cação-liso também utiliza na natureza, bem como os mecanismos que estariam por trás de tal escolha reprodutiva. "Ispera, o nome escolhido para a filhote, significa esperança na Sardenha [ilha italiana] e um nascimento na era de Covid é certamente assim", afirma o aquário Cala Gonone



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES