Onça-pintada mata jaguatirica em disputa por água; vídeo

Caso ocorreu em uma área isolada na Reserva Biosfera Maya, na Guatemala.

Onça-pintada mata jaguatirica em disputa por água | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cientistas conseguiram capturar imagens raras de um ataque de uma onça-pintada a uma jaguatirica, possivelmente por uma disputa de recursos e territórios em uma área isolada na Reserva Biosfera Maya, na Guatemala, em março de 2019. O fato levou à elaboração de um estudo, publicado em 28 de dezembro do ano passado, na revista Biotropica. As informações são do Mega Curioso

Na filmagem, é possível observar uma onça, que os pesquisadores garantem ser um macho, chegando em um bebedouro, possivelmente a espera de uma presa. Quando percebe a presença de uma jaguatirica no local, ela ataca o felino menor com uma mordida no pescoço. O que se segue é uma sucessão de manchas e membros, e a onça arrasta a jaguatirica para o interior da floresta. 

Embora esses conflitos entre predadores sejam raros, explicou o autor do estudo, Daniel Thornton em um comunicado, “pode haver certos casos em que se tornam mais prevalentes, e um deles pode ser sobre recursos hídricos contestados”. Para este professor da Washington State University, predadores do tipo podem se atacar, caso entrem em disputa por um único poço de água.

O que pode ter causado o ataque

A captura das imagens do ataque da onça-pintada ocorreu durante um período de seca naquele bioma tropical. A seca pode se agravar quando as temperaturas se elevam, o que resulta em poços de água mais escassos, que acabam sendo mais disputados pela fauna.

Em outra ocasião, a equipe já havia testemunhado duas onças-pintadas lutando entre si. A observação revelou a presença de sete espécimes do animal visitando regularmente o bebedouro. Em geral, esses jaguares se evitam, estabelecendo rigorosamente o território de cada um, segundo o comunicado.

Coautora da pesquisa, Rony García-Anleu, alerta que as mudanças climáticas em curso no planeta e as secas associadas têm uma previsão de piora, “o que significa tempos difíceis para a vida selvagem que depende de poças d’água para sobreviver”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES