Papagaio é resgatado em árvore após chamar atenção gritando 'socorro'

Segundo a prefeitura, uma moradora do bairro conseguiu se aproximar da ave oferecendo alimentos e água e acionou o resgate.

Papagaio é resgatado em árvore após chamar atenção gritando 'socorro' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um papagaio foi resgatado nessa segunda-feira (26) em Jardim da Penha, em Vitória, após gritar "socorro" e chamar atenção de moradores

O Serviço de Resgate de Animais Silvestres levou o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), na Serra, onde ele terá casa, comida e cuidados especializados.

Segundo a prefeitura, uma moradora do bairro conseguiu se aproximar da ave oferecendo alimentos e água e acionou o serviço.

"O papagaio estava bem e vai ficar ainda melhor aos cuidados que receberá daqui para a frente. Esse resgate ganha ainda mais importância por tratar-se de um animal que não tem anilha, ou seja, não tem registro, é fruto do comércio ilegal de animais silvestres", disse o biólogo Saulo Ramos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

Papagaio foi resgatado nesta segunda-feira (26) — Foto: Divulgação/Semmam 

Ainda de acordo com a prefeitura, o papagaio começou a fazer moradia sobre as copas das árvores de Jardim da Penha há cerca de 10 dias. Ele interagia de longe com os moradores, que faziam fotos e vídeos dele e perceberam que ele repetia a palavra "socorro", causando comoção.

Como estava em boas condições de saúde, ele conseguiu fugir das tentativas anteriores de resgate.

"Desta vez, com o tempo, a moradora ganhou a confiança dele, o que possibilitou a captura", explicou Saulo.

O secretário de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explicou que nem todo animal silvestre precisa ser recolhido.

"Vitória é uma cidade que possui muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados", disse.

Para quem encontrar um animal silvestre fora do seu habitat natural, a Semmam orienta ligar imediatamente para o serviço, seguir as orientações e aguardar o profissional fazer o recolhimento.

O animal será avaliado e poderá ser reintroduzido diretamente à natureza, em um dos parques naturais de Vitória, ou levado ao Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipran), em Cariacica, ou para o Cetas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES