Peixe ameaçado de extinção é capturado e morto por populares no MA

Peixe mero foi visto na orla da praia da Ponta d'Areia em São Luís, nesta sexta-feira (25). A espécie, que não é comum no litoral maranhense, está ameaçada de extinção e tem pesca proibida no Brasil.

peixe | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um peixe da espécie mero (Epinephelus itajara) foi capturado e morto por populares no inicio da tarde de sexta-feira (25), na praia da Ponta d'Areia, em São Luís. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), a espécie é ameaça de extinção. 

A captura do peixe chamou a atenção de dezenas de pessoas que estavam na praia, já que a espécie não é comum na região. O mero vive em águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico.

Peixe mero é capturado

O posto salva-vidas da Guarda Municipal, localizado na praia, informou que o peixe foi visto na região por volta 12h por uma banhista. Em seguida, populares teriam entrado na água, capturado o animal, que em seguida, foi morto. Ninguém foi autuado.

O mero vive até 40 anos, pode ultrapassar os dois metros de comprimento e pesar até 455 quilos. A pesca, posse, transporte e comercialização do mero estão proibidos no Brasil.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), informou que tomou conhecimento do caso via imprensa, e a partir disso, deve apurar o caso.

A Sema alertou que o peixe mero está presente na lista da fauna brasileira ameaçada de extinção e a pesca, desembarque, armazenamento, transporte e comercialização da espécie é considerada crime ambiental. Em caso de infração, os responsáveis pela crime podem ser detidos ou multados. A multa pode variar de R$ 700 a R$ 100 mil.

A secretaria explicou que em caso de denúncias de crime ambiental, a população pode entrar em contato por meio da Ouvidoria Eletrônica da Sema (3194-8911) ou pelo Sistema de Ouvidorias Eletrônica do Poder Executivo Estadual E-Ouv (www.ouvidorias.ma.gov.br), apresentando o máximo de detalhes sobre o ocorrido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES