Peixe inusitado intriga funcionários em praia de SP e vira atração

Espécie foi encontrada durante uma limpeza na Praia do Itararé, em São Vicente.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um peixe de aparência inusitada chamou a atenção de trabalhadores que limpavam as praias de São Vicente, no litoral de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (2). Identificado como peixe-morcego, o animal foi recolhido pela equipe da Guarda Ambiental do município em estado avançado de decomposição.

O peixe foi encontrado pelo ajudante geral Claudinei Nunes, de 44 anos, por volta das 7h, na praia do Itararé. Claudinei conta que estava na beira do mar quando se deparou com o animal. Com um rastelo, ele retirou o peixe da água com a ajuda de colegas.

Sem saber identificar a espécie, a equipe decidiu acionar a Prefeitura de São Vicente, e os guardas ambientais foram até o local. "Ninguém sabia dizer que peixe era, parecia uma raia, alguma coisa diferente", relata.

Foto: Arquivo Pessoal/Claudinei Nunes

Os agentes da Guarda Ambiental identificaram que se tratava de um peixe-morcego e fizeram o recolhimento do animal. "É bem curioso, trabalho há 22 anos próximo da praia e já vi muitos animais, mas nunca tinha visto um desses".

Peixe-morcego

O peixe-morcego habita a costa brasileira e possui um corpo achatado das costas para a barriga, formando um triângulo. Ele também chama a atenção pelo nado, conforme explica o biólogo marinho Eric Comin. Segundo o especialista, o animal da espécie Ogcocephalus vespertilio é inofensivo e não apresenta valor comercial de pesca.

Foto: Arquivo Pessoal/Claudinei Nunes

O biólogo explica que o peixe se alimenta de pequenos peixes e crustáceos e, para caçar, usa uma protuberância em sua cabeça para chamar a atenção das presas. No entanto, o animal não apresenta qualquer risco aos banhistas.

Eric aponta, ainda, que o peixe-morcego costuma ficar no fundo do mar e possui hábitos noturnos, podendo chegar a 30 centímetros de comprimento.

Foto: Arquivo Pessoal/Eric Comin



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES