Por que os ovos de albatroz são um símbolo de esperança? - A reprodução dos albatrozes

A ave, comum no litoral brasileiro, impressiona pela beleza de seus voos razantes. Para essas aves, os ovos são símbolos de esperança. - A reprodução dos albatrozes

Slide 1 de 5
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reprodução dos albatrozes

Você conhece o albatroz? A ave, comum no litoral brasileiro, impressiona pela beleza de seus voos razantes. Para essas aves, os ovos são símbolos de esperança. Neles está contida a promessa da continuidade da espécie a voar majestosamente sobre o oceano. Nos ovos também estão seus principais desafios: cuidar do ovo e do filhote por mais de um ano até que possam voar e se alimentar sozinhos enquanto viajam pelo mundo. O Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras, trabalha com a conservação e a pesquisa destas aves há mais de 30 anos, e reuniu algumas informações incríveis sobre o ovo das espécies. 

De acordo com Caio Azevedo Marques, Gerente de Pesquisa Científica do Projeto Albatroz, os albatrozes atingem a maturidade sexual de forma tardia e sua frequência reprodutiva impede que um casal tenha dezenas de filhotes em uma só temporada, como acontece com outras espécies de aves. “Os albatrozes-viageiros (Diomedea exulans) adolescentes, por exemplo, voltam para a colônia reprodutiva em seis anos, mas não começam a se reproduzir até os 11 ou 15 anos; os mesmos pares acasalam para o resto da vida e procriam a cada dois anos, gerando apenas um ovo por temporada reprodutiva”, explica. “Isso reforça a necessidade de um amplo trabalho de conservação dessas espécies em águas brasileiras e também subantárticas, onde se reproduzem”. 

Os albatrozes são aves com tendência monogâmica, ou seja, tendem a manter o mesmo casal por toda a vida. Após longos meses, e até anos, no oceano em busca de alimento, eles voltam a se encontrar na mesma ilha onde nasceram para botar um novo ovo. A exceção à regra se dá com a morte do parceiro, quando os albatrozes levam alguns anos sem se reproduzir até talvez encontrar outro par. Para garantir a segurança do ovo e o sucesso reprodutivo, os albatrozes também têm alguns rituais importantes como, por exemplo, a corte. Sua ‘linguagem do amor’ se dá por meio de movimentos sincronizados do bico, ‘danças’ apontando os bicos para o céu, sons vocalizados em conjunto e também uma coreografia com suas gigantes asas abertas. Siga o slide para saber mais curiosidades sobre a reprodução desse animal incrível! Crédito das fotos: Luciano Candisani (1), Fabiano Peppes (2 e 3) e Dimas Gianuca (4 e 5).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Slide 1 de 5
SEÇÕES