Primeira onça-parda branca do mundo teria sido filmada no Rio de Janeiro

Registro movimentou pesquisadores e a comunidade científica que tentam localizar o animal em Petrópolis (RJ)

Onça 'branca' vista em 2013 pode ter sido filmada por morador em Petrópolis (RJ) | ICMBio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está monitorando a possível aparição da única onça "branca" já registrada no mundo. Trata-se de uma suçuarana ou onça-parda (Puma concolor) com uma mutação genética conhecida como leucismo, que faz com que a pelagem não tenha melanina e fique branca, mas os olhos do animal continuam pigmentados.

Em 2013, um felino com essas características foi capturado por câmeras de monitoramento no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, uma área preservada de Mata Atlântica que cobre a região de Teresópolis (RJ), cerca de 60 quilômetros de Petrópolis. Em 2018, um artigo científico foi publicado sobre o animal, com a expectativa de reencontrá-lo para realizar pesquisas mais aprofundadas sobre a anomalia nunca antes registrada em uma onça-parda. No entanto, o felino nunca mais foi visto.

Onça branca vista em 2013 — Foto: ICMBio 

Recentemente, um morador da região do Kalembe, em Nogueira, distrito de Petrópolis, filmou um felino branco caçando em uma pedreira da região, com todos os indícios de que se trata novamente de uma onça-parda com leucismo. O ICMBio está monitorando a situação de perto.

“Assim que os moradores entraram em contato com a nossa equipe, fomos até o local. Mas o animal filmado já havia saído daquele ponto. À tarde, voltamos a fiscalizar a área, mas também não obtivemos sucesso nas buscas”, destaca Victor.

Valente contou ainda que foram feitos dois voos de drone na área e que as fiscalizações continuam. “Por enquanto, não temos como dar certeza se de fato é uma onça branca, apesar do vídeo indicar isso", destaca.

(Com informações do g1/SP)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES