Tubarão de dois metros é capturado no litoral do Maranhão

Animal é popularmente conhecido como 'Cabeça-Chata', comum no litoral maranhense, mas raramente é visto perto da areia

tubarao | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um tubarão de aproximadamente dois metros de comprimento foi capturado no litoral de São José de Ribamar, no Maranhão.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a surpresa dos moradores com o tamanho do animal, que foi encontrado após ficar preso em um curral de pesca.

Tubarão foi encontrado após ficar preso em um curral de pesca 

Apesar de uma pessoa citar no vídeo que a captura foi em Panaquatira, na verdade o animal foi pescado nas proximidades do Porto do Barbosa, já na sede de São José de Ribamar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) de São José de Ribamar, esse tipo de tubarão da espécie Carcharhinus leucas, popularmente chamado de 'Cabeça-Chata' ou 'Boca redonda', da ordem dos Carcharhiniformes, que foi encontrado já sem vida. Por isso, não houve a caracterização de "pesca predatória".

O biólogo Keyton Coelho explicou que essa espécie de tubarão é comum no litoral maranhense e tem sido alvo comum da pesca predatória, que está contribuindo para extinção do animal.

"Esse animal mede, em média três metros e meio. É bem comum no litoral maranhense, onde temos cerca de 20 espécies de tubarão. Esse que foi capturado é macho, mas muitas vezes eles levam muito tempo para se reproduzir. A caça é feita de forma prematura e, com o passar do tempo, essa espécie entra em declínio populacional", conta o biólogo, que também é doutorando no Programa de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Rede Bionorte.

Ainda segundo especialistas, o tubarão 'Cabeça-chata' também pode atacar humanos, mas é algo pouco provável, já que não costuma ser visto tão perto da praia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES