Tubarão raro e assustador é capturado em vídeo; veja!

Com a cabeça arredondada e uma longa fileira de 300 dentes finos e afiados, o animal não se parecia com nada do que eles já tinham visto antes.

| Kelvin Aitken
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de pesquisadores ficou surpreso ao se deparar com um estranho tubarão abissal preso em uma rede que foi lançada a 700 metros de profundidade para fins de pesquisa, no sul de Portugal. Com  cabeça arredondada e uma longa fileira de 300 dentes finos e afiados, o animal não se parecia com nada do que eles já tinham visto antes. As informações são do Socientifica.

Pouco depois de capturar o tubarão, eles acabaram descobrindo que se tratava de um raro tubarão-enguia (Chlamydoselachus anguineus) uma espécie pré-histórica muito pouco conhecida.

Crédito: Kelvin Aitken

Com a cabeça semelhante a uma cobra e um focinho curto que abriga cerca de 300 dentes afiados como agulhas que são alinhados em 25 fileiras ordenadas, o tubarão-cobra ou tubarão-enguia, foi considerado extinto por muito tempo, mas até hoje se sabe muito pouco sobre esse estranho habitante das profundezas.

O espécime capturado acidentalmente em Portugal era um macho adulto com 1,5 metro de comprimento. Quando o animal foi retirado do mar, já estava morto, provavelmente devido a mudança de pressão. A rede sobe muito rápido, e eles não sobrevivem à essa súbita mudança.

Crédito: Marian Torres

Esse tubarão é considerado um fóssil vivo, pois sua espécie permaneceu praticamente imutável desde o rompimento da Pangeia, na era Paleozoica, entre 200 e 540 milhões de anos atrás. Ele se alimenta principalmente de outros tubarões, peixes, polvos e lulas, possui uma anatomia notavelmente simples, provavelmente devido à falta de nutrientes em seu ambiente aquático. Mas não há resposta definitiva sobre como e por que ele sobreviveu a seus contemporâneos, os cretáceos.

Crédito: Marian Torres



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES