Tubarões brancos estão desaparecendo da costa africana

Nenhum grande tubarão branco foi visto este ano em uma baía na costa da África do Sul

Tubarão | Google Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nenhum grande tubarão branco foi visto este ano em uma baía na costa da África do Sul que, até recentemente, abrigava uma colônia significativa de predadores. A baía, na costa leste da Cidade do Cabo, tem sido um dos principais locais do mundo para detectar e interagir com tubarões brancos - e uma atração importante para o setor de turismo de 2,5 bilhões de dólares por ano na região.

Milhares de turistas e cientistas se reuniram em False Bay para observar os maciços tubarões em seu habitat natural a partir de barcos ou, para os mais aventureiros, de dentro de gaiolas mergulhadas no mar.

Uma indústria multimilionária de pesquisa e produção de documentários foi estabelecida em torno dos tubarões, famosos por saltarem da água ou enquanto caçam focas na baía.

Crédito: Google Images.

Mas nem um único tubarão branco foi registrado lá desde janeiro, apesar dos esforços organizados; observadores de tubarão são empregados para cuidar dos animais, principalmente para a segurança de surfistas e nadadores. Lembro-me, quando criança, de receber ordens para sair do mar quando os tubarões eram vistos.

Entre 2010 e 2016, uma média de 205 avistamentos de tubarão branco foram registrados por ano. O número de avistamentos caiu para apenas 50 em 2018. E este ano, nada.

Parece que esse "arrepio" dos tubarões, como os grupos são conhecidos, mudou-se para outro lugar. Os cientistas não têm uma resposta conclusiva para a mudança, mas uma teoria é que um grupo de orcas entrou e os empurrou para fora.

Até a chegada das baleias assassinas, os grandes brancos estavam no topo da cadeia alimentar local. Logo após a entrada das orcas, as carcaças de grandes brancos começaram a aparecer ao longo da costa da Baía Falsa. 

Evidência forense mostrou que orcas os mataram. Especificamente, as marcas de mordida mostraram que os grandes brancos eram alvos de seus fígados; as orcas arrancaram os órgãos dos corpos dos tubarões e depois descartaram os restos intactos. 

Apoiando essa teoria, algumas semanas atrás, grandes brancos foram vistos em Mossel Bay, a cerca de 320 quilômetros da Cidade do Cabo, mas quando as orcas chegaram à área, os tubarões desapareceram. Um fenômeno semelhante ocorreu na costa de São Francisco - orcas apareceram, tubarões desapareceram e, quando as orcas finalmente deixaram a área, os tubarões voltam.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES