Cientistas sabiam que as baleias orcas costumam caçar grandes tubarões-brancos na costa da África do Sul. Mas nunca haviam testemunhado tal feito, até o pesquisador sul-africano Dickie Chivell conseguir capturar o momento usando um drone. O incrível flagrante do ataque de duas orcas contra um tubarão faz parte da Semana do Tubarão (Shark Week) do canal de TV por assinatura Discovery Channel.

No clipe curto, compartilhado pela emissora na página Shark Week do Facebook, é possível ver, pela primeira vez na história, os parentes dos golfinhos cercando o tubarão-branco e atacando-o. Logo se forma uma mancha de sangue no mar, enquanto uma terceira orca aparece de repente sob a água.

As imagens foram capturadas pela primeira vez (Foto Reprodução vídeo)As imagens foram capturadas pela primeira vez (Foto Reprodução vídeo)

Tínhamos todas as evidências de que as baleias assassinas são responsáveis por matar tubarões-brancos. Mas essa é a primeira filmagem de drones do mundo de orcas predando um tubarão branco. É a primeira vez na África do Sul que é documentado como evidência direta”, comenta o pesquisador Alison Towner, da Universidade Rhodes, da África do Sul, autor de um estudo sobre as orcas caçando essa espécie de tubarão, em entrevista ao site americano The Daily Beast.

Segundo ele, antes do vídeo atual, só se tinha evidências de carcaças desses peixes que apareciam nas praias sem os fígados. Além disso, os tubarões-brancos passaram a fugir das costas sul-africanas onde estavam habituados a nadar, sugerindo uma correlação, de acordo com Towner.

VEJA O VÍDEO:

 






Ver essa foto no Instagram










Uma publicação compartilhada por Grupo Meio Norte Comunicação (@meionorte)