“A corrupção não pode tomar o espaço da cidadania”, declara Luciano Nunes

“A corrupção não pode tomar o espaço da cidadania”, declara Luciano Nunes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, Luciano Nunes, concedeu entrevista ao Programa Agora na tarde desta terça-feira.

Ele fez considerações sobre o papel do TCE, não apenas como órgão fiscalizador, mas também como órgão parceiro de gestores públicos.

“O Tribunal de Contas é um órgão fiscalizador, entretanto nós temos que admitir o efeito pedagógico e de consulta. Quando o governo do estado acionou o TCE para ver a questão do Iapep, o Tribunal teve que dar uma resposta”, disse.

Atuação técnica

“O TCE tem se esforçado para manter uma boa atuação. Nós temos em 224 municípios um orçamento limitado. O TCE do Piauí tem se qualificado muito, existem bons técnicos que fazem do TCE uma instituição de bom desempenho. Temos ainda muito a evoluir, mas no Piauí não existe instituição mais bem aparelhada e qualificada que o TCE, com pessoas ’suando a camisa' pela causa do Tribunal”, declarou.

Margens

“O TCE acredita que o Governo não pode começar a gestão engessado, o que ocorre é uma dívida com a previdência”, pontuou.

Evolução dos Gestores

“Há 21 anos atrás quando eu fui para o TCE, recebi uma recomendação de ter muito rigor com os prefeitos, que vivem sofrendo as maiores pressões. Os grandes roubos são feitos no meio do setor público onde existe maior qualificação. O que vivemos hoje no Brasil é um reflexo disso, essas coisas acontecem em decorrência da junção do corrupto e do corruptor”, afirmou.

Prefeitos

“Os prefeitos são eleitos independente de seu grau de instrução. Muitas vezes um prefeito tem boa aceitação popular, mas não tem uma boa prestação de contas. O que precisa mudar é exatamente a cultura da política. Algumas pessoas querem entrar no setor público para corromper, mas a corrupção atrapalha o desenvolvimento. O que se tenta hoje fazer é fazer com que a corrupção não tome o espaço da cidadania”, afirmou.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES