“A Guarda Municipal não é vigilante”, rebate Samuel Silveira

“A Guarda Municipal não é vigilante”, rebate Samuel Silveira

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (20), o secretário da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social (Semtcas), Samuel Silveira, esteve no Jornal Agora para falar sobre a possibilidade de a Prefeitura de Teresina lançar um novo concurso para a Guarda Municipal em 2018, bem como falar sobre a atuação da guarda na capital. 

Samuel Silveira rebateu os questionamentos de que a Guarda Municipal deveria atuar nos prédios públicos da Prefeitura de Teresina, garantindo a seguranças de escolas municipais e hospitais do município. De acordo com ele, os guarda não devem ser confundidos com vigilantes.

"A Guarda Municipal não é vigilante, os guardas não são agentes de portaria. Se nós apenas substituíssemos os agentes de portaria pela guarda, muito pouco de ganho existiria para a nossa sociedade. Nós temos uma situação complicada no que toca a questão da segurança como um todo e a Guarda Municipal vem para suprir uma lacuna, que são os espaços públicos, de frequência das famílias, que têm que ser espaços seguros. De nada adiantaria eu tirar um vigilante ou porteiro e colocar um guarda municipal no lugar dele, seria seis por meia dúzia”, afirmou. 

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Teresina irá convocar todos os aprovados no último concurso da Guarda Municipal até o mês de março de 2018. 

"Nós estamos fazendo um escalonamento de a cada mês buscar a nomeação de dez novos guardas municipais para que o final de um período razoável e equilibrado nós tenhamos chamado a quantidade de pessoas aptas a assumirem as vagas. As pessoas que concluíram todas as fases da formação estejam tranquilos que serão nomeadas até março provavelmente”, destacou. 

Ainda de acordo com Samuel Silveira, a realização de um novo concurso está avaliada pela Prefeitura de Teresina.

"No próximo ano nós estamos no preparando para lançar um novo concurso, estamos aferindo a quantidade de vagas. A perspectiva é de esgotar a quantidade de cargos existentes por lei, nós temos em torno de 230 cargos da Guarda Municipal criados pela legislação do município”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES