Assis Carvalho reafirma que Lula será candidato a presidente

Assis Carvalho reafirma que Lula será candidato a presidente

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do PT no Piauí, deputado federal Assis Carvalho, em entrevista ao Jogo do Poder do Agora da Rede Meio Norte na tarde desta quinta-feira (24), reafirmou que o candidato a presidente da República pelo Partido dos Trabalhadores será Lula. O ex-presidente está preso há 40 dias. 

“Lula é um preso político e, como preso político, a lei nos permite lançar o Lula pré-candidato a presidente, e o Partido dos Trabalhadores, por unanimidade. A sua direção já tinha decidido colocar o nome de Lula no dia 15 de agosto. A bancada federal, por unanimidade, e agora na reunião dos governadores de ontem, houve compreensão que não tem sentido Lula não ser candidato, até porque as pesquisas nos conduzem a isso. Então Lula é o nosso candidato e será registrado no dia 15 de agosto”, afirmou o deputado. 

Assis Carvalho falou sobre a possibilidade de o TSE barrar o nome do ex-presidente por ficha suja. “Dificilmente o TSE fará isso, porque você pode até olhar a manifestação da Carmem Lúcia [Presidente do STF] de ontem desautorizando o ministro que afirmou que poderia barrar de ofício, e aí ela disse que ele nem pode falar isso porque a lei faculta o direito de registrar. Nós temos 120 prefeitos condenados em segunda instancia dirigindo por liminar legalmente pelo país. Então enquanto houver recursos, você tem o direito de se candidatar. Claro que até o dia 17 de setembro nós temos a decisão a ser tomada, e acabe ao Lula tomar uma decisão e se após o dia 17 de setembro, substituir um candidato, ele continuará candidato ou ele decide se vai para as urnas”, disse. 

Com o ex-presidente preso, quem fará a campanha? “Milhões de Lulas", diz. E acrescenta: "O presidente disse que a prisão política dele faz com que ele ande pelas nossas pernas e fale pelas nossas bocas. Não é só o Lula, porque hoje nós somos milhões e é por isso que o Lula está disparadamente nas pesquisas com mais de 40 dias preso, e está o dobro do segundo colocado”, disse. 

O deputado também explicou como será o pré-lançamento da campanha de Lula, previsto para o dia 09 de junho.  “O pré-lançamento será dia 09 de junho em Belo Horizonte. O que nós vamos fazer agora dia 27 nós chamamos de ‘aquecimento’, onde houver um diretório do PT se junta 20/30 pessoas para dizer naquele município que o Lula é pré-candidato, com direito previsto em lei”, declarou. 

“Aqui em Teresina nós vamos fazer o pré-lançamento dele  e temos dois eventos no domingo. Nós estamos fazendo a caminhada Lula Livre, saindo ali da Cepisa até o Dirceu; e depois vamos para atividade fechada para fazer o pré-lançamento da pré-campanha do Lula como está orientado pela diretoria nacional”, informou. 

Bastidores da Política 

O deputado estadual Robert Rios, pré-candidato ao Senado na chapa de Luciano Nunes (PSDB), que disputa vaga de governador do Piauí nas eleições deste ano, concedeu entrevista ao Jogo do Poder. O deputado falou sobre rumores de que estaria distanciando a relação do pré-candidato ao governo com o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). 

Robert nega que esteja ‘contaminando’ a campanha do tucano. “Eu recebi mensagens de vocês de que pessoas próximas de Firmino diziam que eu estava contaminando a campanha de Luciano, e isso não é verdade. Contamina a chapa é quem está envolvido na Lava Jato, em corrupção, coisa que não estou [envolvido]. Tenho maior apreço pelo prefeito Firmino, torço para que cada dia mais ele ajude Teresina. Mas ele pode esperar de mim elogios e criticas”, disse. 

“Sobre minha relação com o Luciano  e o Firmino, é a mesma relação que eu tenho com vocês e com qualquer piauiense. É uma relação verdadeira. Eu sou uma pessoa livre, independente e digo o que quero. Eu sou um homem absolutamente libre e, assim como sou libre, as minhas palavras também são livres”, comentou Robert. 

Deputado ainda elogiou o prefeito da capital. "Acho o Firmino um prefeito fantástico e ninguém na história de Teresina ajudou mais a cidade que o prefeito. Mas ele não é  imune a nenhuma crítica. O deputado Robert Rios existe para apontar e, posso até estar errado nas minhas criticas, mas tenho jeito de fazer”,  ressaltou. 

“O Luciano Nunes é a pessoa mais ligada ao Firmino na política. O  Luciano é hoje candidato porque foi inspiração do próprio Firmino que procurava um rosto novo, uma pessoa que pudesse estimular a juventude e que pudesse reascender a esperança no Piauí nesse momento difícil. Então se Luciano existe, é porque o Firmino encontrou o Luciano”, afirmou. 

A correspondente da Rede Meio Norte em Brasília, jornalista Samantha Cavalca, adiantou que o nome da deputada Juliana Moraes Sousa tem 80% de chance de ser escolhido como vice para chapa de Luciano Nunes, e com o aval dos representantes do partido. 

O ex-ministro Freitas Neto, sondado para ser vice, afirmou que provavelmente não vai querer ocupar a vaga. Ex-governador comentou com políticos que se sentiu lisongeado, mas que acha que nesse momento a chapa tem que ser integrada por pessoas novas. 

A vice-governadora Margarete Coelho (Progressistas), em conversa com Samantha Cavalca, descartou a possibilidade de sair candidata ao governo do Piauí, proposto por prefeitos do partido em um evento ocorrido ontem. Os prefeitos sinalizaram que vão fazer uma carta aberta e que já teria 120 assinatura para defender a candidatura de Margarete como vice. 

O prefeito de Parnaíba, Mão Santa, em mais uma provocação ao governo de Wellington Dias (PT), enviou ofício ontem ao o juiz federal Sérgio Moro convidando-o para visitar a cidade no dia 24 de agosto para receber medalha do mérito municipal. 

Na correspondência enviada por Não Santa, o prefeito da segunda maior cidade do Piauí diz que é ‘fã’ de Moro e que aplaude o trabalho “brilhante” do magistrado. O juiz recebeu o oficio hoje. 

Samantha Cavalca adianta que a vinda de Moro ao Piauí é pouco provável. Segundo a jornalista, o juiz é bastante requisitado para eventos e tem priorizado abordar somente a questão da Operação Lava Jato, o que não é o caso do evento de Parnaíba promovido diretamente por Mão Santa. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES