Feminicídio: Delegada diz que mulher é tratada como 'propriedade'

Feminicídio: Delegada diz que mulher é tratada como 'propriedade'

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De janeiro a junho deste ano, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, 17 feminicídios foram registrados no Piauí. Só ontem, terça-feira (19/06), três mulheres foram assassinadas no Estado. Dos 14 feminicídios, 7 ocorreram em Teresina. O número é superior ao contabilizado durante todo o ano passado, quando foram registrados 6 casos na capital. 

De acordo com a subsecretária da Secretaria da Segurança Pública, delegada Eugênia Vila, a grande maioria, ou que todos, estão relacionados com a cultura machista impregnada no país, onde a mulher é tratada como uma 'coisa' que pertence ao homem.

 “O que nós vemos aqui na Secretaria de Segurança, é que há uma resignação do homem em perder aquela mulher. Ele tem aquela mulher como extensão do patrimônio dele, e isso tem tudo a ver com o sistema patriarcal. E aí você volta lá para o feudalismo, em que o pai era proprietário de tudo, inclusive desfolhos e da mulher. Ele [patriarca] tinha o poder de vida e morte, e também de seus escravos. Então a mulher figura como uma ‘coisa’ que ele não pode perder, imagina só você ser desapropriado de uma casa? É isso”, explicou.  

Segundo Eugenia Vila, o combate ao feminicídio precisa da colaboração da sociedade. “Se nós tivermos ciência, a polícia, mesmo que a vítima não queria representar, como muitas vezes ocorre, o que nós vamos fazer…Nós vamos colocar essa moça e esse agressor no radar da assistência social, do Cras, da assistência psicológica. Então, nós vamos estar, sim, evitando um mal maior, o feminicídio”, acrescentou. 

“Muita tristeza saber que minha mãezinha me deixou. Eu quero saber o porquê desse homem ter matado a minha mãe. Minha mãezinha, eu queria tanto que ela voltasse”.  O depoimento emocionando é de uma adolescente que ficou órfã após a mãe ser assassinada no Residencial Nova Teresina, zona Leste de Teresina.

Francenilda Pereira de Andrade, de 33 anos, foi morta pelo ex-companheiro que não aceitava o fim do relacionamento.  A irmã  de Francenilda clama por Justiça. “Ontem foi ela, amanhã vai ser outra e mais outra. Eu estou revoltada mesmo, mas tenho fé que a Justiça de Deus vai vingar a morte da minha irmã. Gente, não é fácil perder uma irmã”, desabafou.

Além de Francenilda, Gabriela de Carvalho, de 21 anos, foi morta com uma facada no Pescoço na cidade de Paulistana, a 450 km de Teresina. O marido dela, Nailson de Carvalho, confessou o assassinato. Em Piripiri, a 165 km da capital, a doméstica Irismar Castro também foi morta a facadas pelo ex-companheiro



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES