Piauiense registra denúncia de abuso contra o médium João de Deus

Piauiense registra denúncia de abuso contra o médium João de Deus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Piauí recebeu uma denúncia de uma piauiense que teria sido vítima de abuso sexual por parte do médium João de Deus. A denúncia foi feita ao Ministério Público de Goiás no final de semana passado, ela relatou que foi vítima de abuso sexual durante um atendimento com o médium, na cidade de Abadiânia, em Goiás. Ainda ontem, as informações sobre a identidade e o relato da vítima foram repassados ao Ministério Público do Piauí, o órgão vai colher o depoimento da mulher que reside no Estado, nos próximos dias.

“Foi confirmado uma possível vítima residente no Estado do Piauí que teria entrado em contato com a denúncia do Ministério Público de Goiás, no canal nacional. O Ministério Público de Goiás entrou em contato conosco e já providenciamos por parte de Goiás a remessa dessa documentação para o Ministério Público do Piauí realizar as fases seguintes”, afirmou o promotor de Justiça Sinobilino Ferreira.

O relato da vítima será colhido pelo Núcleo das Promotorias de Defesa da Mulher Vitima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid). A vítima será acompanhada por diversos profissionais, incluindo uma psicóloga.

“A equipe do Nupevid é que vai realizar essa abordagem e verificará a necessidade diante desse contato que terá com a vítima, caso haja necessidade o Ministério Público está se colocando a disposição para colher da melhor forma possível essa vítima como também qualquer outra que vier aparecer e que seja residente no Piauí”, falou o promotor.

A Força-Tarefa criada em Goiás para apurar as denúncias contra João de Deus já contabiliza mais de 500 relatos de mulheres sobre abusos sexuais. Os crimes seriam cometidos durante atendimentos às pessoas que procuravam tratamentos espirituais. O médium atuava há mais de 40 anos e dizia realizar curas através de contatos com bons espíritos. No último final de semana ele se entregou à polícia, mas nega todas as acusações.

A Federação Espírita Piauiense não quis se manifestar em entrevista sobre as denuncias contra o médium, mas em nota a instituição informou que diferente do que muitos pensam, João de Deus não trabalhava com a doutrina espirita e sim com o espiritualismo.

Após a identificação da primeira vítima piauiense, o Ministério Público do Piauí quer encorajar outras pessoas que possam ter sofrido abuso a procurarem o órgão.

“O objetivo do Ministério Público é incentivar que essas possíveis vitimas venham até nós de forma voluntaria, espontânea, nós nos colocamos a disposição não somente para colher os depoimentos mas para acolher, acolher tudo que for necessário. O MP-PI está tanto com foco na questão do processo penal, como também no acolhimento necessário da vítima”, finalizou Sinobilino.

O MP-PI já tem os canais ordinários que é a ouvidoria, os telefones que estão disponibilizados no site e o email especifico para receber essas denúncias.

Confira a nota da Federação Espírita na íntegra:

A Federação Espírita Piauiense esclarece sobre os fatos veiculados com o médium João de Deus que realiza atendimentos na casa Dom Inácio de Loyola na cidade de Abadiânia, interior do Estado de Goiás que:

1. O referido médium não é pertencente a uma Instituição Espírita conforme vem sendo veiculado por alguns veículos de comunicação; 

2. A "Casa" não é um centro espírita como parte da imprensa está noticiando e sim um templo espiritualista.

3. Há uma diferença entre os termos Espiritismo e Espiritualismo.

4. O Espiritismo é uma doutrina que atua com o trabalho de caridade material e espiritual desinteressada, sem nenhum propósito a não ser o de auxiliar os necessitados e para isto há um rigor absoluto do ponto de vista ético e moral dos trabalhos mediúnicos. 

5. O Espiritualismo engloba todas as considerações e ideias que divergem do materialismo e que, portanto, consideram a existência de algo além da matéria.

6. O Médium, de acordo com a Doutrina Espírita, é aquele que consegue fazer a interligação com o plano espiritual e esta comunicação se manifesta através da psicografia(escrita), da audiência (escutam os espíritos), da visão (vêem os espíritos) e não cobram por isso.

7. O médium espírita estuda e pratica o Cristianismo contido nos livros da Doutrina Espírita organizado pelo educador e mestre francês Allan Kardec, (1804 - 1869) e teve sua continuação na prática, exemplos morais e obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier.

A Federação Espírita Piauiense, A Federação Espírita Brasileira, junto ao Movimento Espírita, fundamentada na tríade Deus, Cristo e Caridade, pratica o bem, levando consolo e esclarecimento à humanidade. “Não é a mediunidade que te distingue. É aquilo que fazes dela”. (Emmanuel, em Seara dos Médiuns, cap. 12, psicografado por Chico Xavier).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES