Presidente do TRE-PI revela mudanças e detalhes para eleições 2018

Presidente do TRE-PI revela mudanças e detalhes para eleições 2018

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (23/03), o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Francisco Paes Landim, concedeu uma entrevista ao apresentador do programa Agora, Amadeu Campos, onde contou detalhes sobre as eleições de  2018. Segundo ele, o Tribunal está em fase de preparação para que a eleição ocorra de maneira correta e sem contratempos.

Amadeu Campos: O Tribunal está pronto?

Desembargador Francisco Paes Landim: O Tribunal está pronto para as eleições de 2018, está em fase de preparação de todos os atos destinados a realização êxitosa das eleições 2018.

Amadeu Campos: Nós vamos ter pela primeira vez 100% das urnas com a identificação biométrica. Isso vai fazer com que o resultado seja divulgado mais rapidamente?

Desembargador Francisco Paes Landim: Sem dúvida que isso ajudará na proclamação mais rápida dos resultados nas eleições de 2018. A par disso nós temos que considerar também que o Tribunal está de uma certa forma padronizando o número de eleitores por sessões, de tal maneira que sessões que tinham 500 eleitores, no interior por exemplo passam de 300, na capital que tinha um número maior passa a ter 400 eleitores de tal maneira que tudo isso combinado com o cadastramento eletrônico vai favorecer com certeza a proclamação mais rápida dos resultados.

Amadeu Campos: E essa readequação do número de eleitores por sessão também vai fazer com que ocorra menos filas.

Desembargador Francisco Paes Landim: Sem dúvida, a nossa expectativa é essa, reduzir o número de eleitores e os trabalhos fluirão de maneira mais rápida, mais veloz.

Amadeu Campos: O senhor está junto com os aparelhos de segurança do Estado preparando um plano para as eleições. Como vai funcionar?

Desembargador Francisco Paes Landim: Esse plano está sendo preparado pelo Tribunal Regional Eleitoral, tal qual aconteceu em eleições anteriores que existe sempre um plano de segurança para as eleições e neste ano de 2018 não é diferente. Nós já fizemos reunião com todos os órgãos militares, órgãos policiais e estamos recebendo os planos operacionais de cada um deles para as eleições de 2018 e aí nós analisamos esses planos, pedimos uma alteração ou outra , compilamos um plano gera para as eleições que implica também numa série de consequências, licitações para contratações de transporte e tudo mais. Nosso objetivo é oferecer segurança máxima nos locais de votação, no transporte das urnas de tal maneira que nós possamos ter uma eleição tranquia.

Amadeu Campos: E as fake news? Causam preocupação?

Desembargador Francisco Paes Landim: Com certeza. No entanto nós temos que considerar que o próprio Tribunal Superior Eleitoral já baixou resolução considerando por exemplo a fake news como uma notícia claramente inverídica. Toda notícia que for claramente inverídica e tenha caráter de propaganda eleitoral essa notícia será considerada propaganda irregular e deve ser suspensa imediatamente das rede sociais, ou mesmo dos jornais, internet se por acaso foi veiculado

Amadeu Campos: Quando o senhor assumiu, o senhor disse que tinha um compromisso em evitar que o poder econômico prevalecesse nas eleições. O senhor está trabalhando para isso? Como será a atuação da Justiça Nacional nesse aspecto?

Desembargador Francisco Paes Landim: A Justiça Eleitoral tem vários mecanismos para impedir a influência do poder econômico ou a influência do poder político também sobre os resultados das eleições ou de tal modo que venha a desequilibrar a igualdade que deve existir entre os candidatos e para isso nós temos que considerar que os recursos dessa campanha eleitoral virão sobretudo do tesouro nacional, é dinheiro publico. Não só o Tribunal Regional Eleitoral sobretudo o Tribunal Superior Eleitoral que é quem na verdade preside essas eleições em todos os níveis, o TSE está desenvolvendo mecanismos afim de que o dinheiro público seja aplicado de maneira correta e adequada do pleito de 2018.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES