Presidente dos motoristas de aplicativo diz: 'Tarifa vai aumentar'

Presidente dos motoristas de aplicativo diz: 'Tarifa vai aumentar'

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma sessão conturbada logo nas primeiras horas da manhã dessa terça-feira (11/12), taxistas e motoristas de aplicativos se enfrentaram no plenário da Câmara de Vereadores. Hoje ocorreu a primeira e a segunda votação do projeto de lei que regulamenta o sistema em Teresina. Pelo projeto já modificado a prefeitura autoriza apenas veículos com placas da capital a circularem através do aplicativo e limita a quantidade de carros para 2.040.

Foi uma sessão tensa, por volta de 11h30 foi encerrada a primeira votação e o ponto mais polêmico de todo o projeto é a quantidade de motoristas que trabalham hoje nos quatro aplicativos. Não há números oficiais mas aproximadamente 7 mil condutores estão cadastrados. A prefeitura acredita que esse número pode ser ainda maior.

Pela nova legislação, os motoristas de aplicativo vão ter um ano para se adequar a lei que obriga o emplacamento dos carros em Teresina, a idade dos veículos é de no mínimo oito anos, os motoristas vão precisar adesivar os carros, foram autorizadas 2.040 vagas para os aplicativos, mas o prefeito ainda pode ampliar a quantidade de motoristas.

“Em relação a limitação o que se passou foi que será 100% ao número de táxi na cidade podendo haver essa progressão a critério do prefeito conforme os estudos realizados”, afirmou Enzo Samuel, vereador de Teresina.

“Ficou estabelecido o mesmo tanto da quantidade de táxi com um dispositivo dizendo que caso as operadoras apresentem a prefeitura que o número é bem maior, coisa que eles vem negando há muito tempo, o prefeito pode autorizar para ampliar a quantidade, o prefeito está mantendo a sua palavra, recebido o quantitativo por parte deles, ele fará o aumento se for necessário”, esclareceu a vereadora Graça Amorim.

A prefeitura afirma que até agora não recebeu o número oficial de profissionais que trabalham com esses aplicativos , os representantes dos aplicativos afirmam que em nenhum momento eles receberam a informação de que a limitação seria nesse nível por isso eles ja se mobilizam e devem entrar na justiça para mudar esse trecho do projeto.

Em entrevista, o presidente da associação dos motoristas de aplicativo em Teresina, João Francisco, afirmou que a tarifa vai aumentar. “Nós ficamos surpresos, ontem na reunião que tivemos com o prefeito ele havia mencionado que iria limitar sim, mas que não ia estipular um número agora de imediato, ia aguardar o relatório que as operadoras iam passar para ele e aí sim ele iria ter o número especifico para limitar. Aí chega esse limite de até 2040, com majoração, mas esses dois mil de cara já tira de 8 a 10 mil motoristas de sua renda, você deixa pais e mães de família desempregados. Se a gente não conseguir via juridicamente mudar essa realidade a tarifa vai mudar no primeiro dia em que passar a valer essa lei, isso é certeza. As placas de Teresina foi um acordo que foi feito junto as comissões na Câmara de Vereadores, a idade do veículo foi mantido acordo apesar de muita renegociação, a gente vai fazer uma manifestação hoje 17h em direção ao Centro da cidade, vamos ver via jurídica a maneira mais rápida de solucionar isso”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES