Professor nega existência de nuvens de tempestade no Piauí

Professor nega existência de nuvens de tempestade no Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A notícia de que existia uma nuvem de 100 quilômetros de diâmetro cobrindo a região dos cerrados piauienses, especificamente na cidade de Uruçui, no sul do estado, causou um grande alvoroço na população piauiense na última quinta-feira (15). 

A informação foi muito difundida nas redes sociais e trazia imagens de nuvens bastante carregadas, das quais apenas uma foi realmente registrada no estado do Piauí. De acordo com o professor de Climatologia, Werton Costa, as imagens foram registradas em outros estados brasileiros. 

“Foi propagado nas redes sociais várias imagens de nuvens e a maioria dessas nuvens foram registradas no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais e todas elas são nuvens inofensivas. São nuvens prateleiras, aquele aspecto visual azulado na verdade é de uma nuvem que anuncia uma tempestade, mas, elas não ocorreram no Piauí”, afirmou. 

Ainda de acordo com Werton Costa, as chuvas que ocorreram no Piauí no período em que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais emitiu um alerta para o estado foram totalmente dentro da normalidade para os padrões do período chuvoso do Piauí.

“Algumas fotografias tiradas de nuvens menores em Campo Maior e em Uruçui representam instabilidades que ocorreram no passado ou mesmo no dia da emissão do alerta, mas, foram chuvas perfeitamente normais para o período de verão”, destacou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES