Salve Rainha: Moaci Moura Júnior vai a Júri Popular

Salve Rainha: Moaci Moura Júnior vai a Júri Popular

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A defesa de Moaci Moura da Silva Júnior, acusado de causar a morte dos irmãos Bruno Queiroz e Júnior Araújo do coletivo Salve Rainha e de deixar gravemente ferido o jornalista Jader Damasceno, em um grave acidente em junho de 2016, teve pedido negado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí que decidiu, em audiência nesta sexta-feira (17), que ele irá a Júri Popular por homicídio doloso. 

Em entrevista ao Agora da Rede Meio Norte, Jader, que carrega as sequelas do acidente, fez um desabafo. “Todo dia quem convive comigo, quem entende e quem se encontra próximo, tem visto diariamente a minha dor facial, a minha dor; minhas crises de pânico quando ela vem, a minha dor na perna, a minha dificuldade para andar, para me alimentar. Ele [Moaci] tem apoio da justiça, tem assistência social, então eu não estou entendendo o que falta para ter justiça nesse caso”, desabafou.

Moaci Moura da Silva Junior ficou 32 dias preso. Ele é obrigado a cumprir algumas medidas cautelares, como, por exemplo: recolhimento domiciliar noturno e está proibido de dirigir.

De acordo com a denúncia, no dia do acidente, 27 de junho, ele estaria embriagado e dirigia a mais de 100km/h. Além disso, teria ultrapassado o sinal vermelho no cruzamento da Av. Miguel Rosa, onde aconteceu o acidente. Ele também não prestou socorro às vítimas.

A audiência que julgou o recurso apresentado pela defesa pediu a desclassificação do crime de homicídio doloso para homicídio culposo, uma tentativa de evitar o julgamento pelo Tribunal Popular do Júri. A defesa alega que não haveriam provas suficientes nos autos do processo de que o acusado, Moaci Moura da Silva Júnior, tenha provocado o acidente de forma intencional.

“O problema não é o que há ou não há. O problema é a sentença mencionada, a existência do eventual dolo. Aqui em momento algum a defesa quer agredir a acusação. A defesa tenta apenas fazer com que se apresente a eventual prova do dolo e nada mais que isso, inclusive o recurso tinha exatamente essa finalidade”, afirmou o advogado de defesa, Eduardo Faustino.

A audiência, que ocorreu na 2º Vara Criminal de Teresina, foi presidida pelo desembargador Sebastião Ribeiro Martins, também relator do processo. O desembargador considerou que a materialidade do crime foi comprovada e que haveriam indícios de autoria. Ele não aceitou os argumentos da defesa, mantendo a sentença de pronúncia. Portanto, Moaci Moura da Silva Júnior vai a júri popular.

“Na realidade, é muito sutil a diferença entre homicídio culposo por imprudência e o dolo eventual, e tanto na doutrina quanto na jurisprudência há essa divergência, e é por isso que a defesa insiste que houve, sim, um homicídio culposo por imprudência, mas essa decisão cabe ao Tribunal do Júri. É muito sutil a diferença”, declarou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.

O advogado de defesa diz que respeita a decisão, mas ressalta: “A defesa respeita integralmente o que foi decidido. Então não há o que se discutir quanto a lisura do julgamento que obedeceu aos procedimentos legais. Entretanto, não quer dizer que essa decisão, ela não seja irrecorrível”, acrescentou o advogado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES