Vereadora diz que encontrou funcionários da Câmara amarrados

Vereadora diz que encontrou funcionários da Câmara amarrados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por volta de 01h da manhã desta terça-feira (19) cerca de seis homens encapuzados invadiram a Câmara Municipal de Teresina, localizada na Avenida Marechal Castelo Branco, zona Norte de Teresina, e estouraram um caixa eletrônico que fica no interior do local.  O vereador e presidente da Câmara, Jeová Alencar, foi informado por volta das 04h30 do fato criminoso e foi pessoalmente verificar a situação. 

Na ação criminosa, os bandidos renderam os vigilantes, que foram amarrados, e estouraram um dos caixas, levando todo o dinheiro armazenado no local. Além disso, arrombaram três gabinetes na buscando pelo HD das câmaras, mas não conseguiram acesso as imagens. 

“Eles destruíram três câmaras de vigilância eletrônica, mas há mais duas que ficam em cima e que provavelmente devem ter pego todo o acontecimento e nesse momento estão todos os policiais fazendo o levantamento das imagens”, afirmou Jeová Alencar. 

A vereadora Cida Santiago relata que estranhou quando chegou para trabalhar logo cedo e os funcionários não abriram o portão porque estavam amarrados. “Eu já buzinei para entrar e já senti que alguma coisa de diferente estava acontecendo, porque demoraram a abrir o portão. Eu insisti na buzina, e até quando um dos funcionários foi até na guarita e disse: ‘vereadora, nós acabamos de ser roubados, eles [bandidos] acabaram de sair daqui. Nós não temos condições de abrir o portão'. Eles estavam  bem apreensivos, nervosos e até porque estavam amarrados no gabinete de um dos vereadores e conseguiram se soltar quando eu comecei a insistir na buzina”, declarou. 

Ainda não se sabe o valor da quantia levada pelos criminosos. Os outros dois caixas eletrônicos, que são da Caixa Econômica Federal, não foram violados pelos bandidos. 

O delegado Wíllame Moraes, coordenador do Grupo de Repressão ao Crime Organização (Greco), informou ao Agora da Rede Meio Norte que as investigações já foram iniciadas. O delegado explica de que forma a polícia trabalha para identificar os bandidos. 

“Existem vários tipos de modalidades de ataque a instituições financeiras, sendo que uma dessas modalidades é o que nos chamamos de corte, que é o que aconteceu hoje na Câmara Municipal de Teresina. São geralmente grupos pequenos, que não utilizam de violência, pelo menos de muita, para praticar a ação criminosa. Eles utilizam maçaricos e outros instrumentos para poder ter acesso ao numerário do cofre ou do autoatendimento. Toda ação criminosa dessa natureza é feito, no mínimo, todo um levantamento preliminar, ou seja, um levantamento básico: o que que eles querem; como vão fazer; o que vão encontrar de resistência para poder fazer uma ação e êxitos. E nesse caso foi o que aconteceu. A Câmara, infelizmente, tem uma segurança bastante frágil e eles tiveram conhecimento dessa fragilidade e agiram”, disse. 

Segundo o presidente Jeová Alencar, há uns 20 dias atrás, foi solicitado através da Superintendência da Caixa e do Banco do Brasil a retirada dos caixas eletrônicos que ficam no interior da Câmara por conta dos riscos.

“A Câmara é aberta, entra todo mundo, então a gente não sabe quem entra, quem sai e eles podem muito bem ver como funciona direitinho todo o sistema daqui, que eu acho que foi o que aconteceu. Segundo os vigilantes, três bandidos entraram por trás por um prédio abandonado, renderam um dos vigilantes, depois rendeu o outro, abriram o portão e entraram mais três pela frente. Colocaram um saco plástico preto para tampar a ação e com um maçarico eles abriram um dos caixas eletrônicos, que é o do Banco do Brasil”, detalhou o vereador.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES