Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Governo divulga salários de todos os servidores públicos estaduais do Piauí

Governo divulga salários de todos os servidores públicos estaduais do Piauí

O Portal da Transparência do Piauí, mantido pelo Governo do Estado, irá divulgar, a partir desta quarta, dia 08, os salários dos servidores do Poder Executivo. A divulgação dos dados visa cumprir a Lei de Acesso à Informação Pública. ?Todos os dados serão disponibilizados no Portal da Transparência. Estamos trabalhando desde 2011, quando a lei foi sancionada, e adequado os dados para serem divulgados. Primeiramente trabalhamos com a divulgação e execução orçamentária, classificação orçamentária, natureza das despesas e fonte de recursos?, explicou o procurador Geral do Estado, Antonio Filho.

Os primeiros vencimentos a serem disponibilizados serão dos servidores efetivos ativos e inativos, comissionados Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e pensionistas. ?Os dados informados serão nome, lotação, função, salário bruto, Imposto de Renda, Previdência, demais descontos (como consignações, empréstimos, pensões alimentícias), e o salário líquido, mas alguns dados serão omitidos por conterem informações pessoais dos servidores?, esclarece.

Os prestadores de serviço do Estado, que cumprem serviços terceirizados, também terão seus salários divulgados. O prazo para que esses dados estejam no site é até o fim desse mês. Segundo o controlador, apenas uma empresa falta fornecer os dados sobre os seus funcionários.

O Governo do Estado está trabalhando nas adequações necessárias para que o Piauí esteja dentro das normas da Lei de Acesso à Informação. A divulgação dos dados foi realizada através do trabalho de vários órgãos do Governo. Os trabalhos para que a lei fosse cumprida estão sendo feitos desde o ano passado pela CGE, juntamente com Secretaria Estadual da Administração (Sead) e Agência de Tecnologia da Informação (ATI).

ENTENDA A LEI - A Lei de Acesso às Informações Públicas foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 18 de novembro de 2011 e regulamentada em 16 de maio de 2012. A norma prevê que órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos, divulguem informações referentes a sua atuação a qualquer cidadão que os solicitar.

O principal objetivo da lei é garantir aos cidadãos brasileiros acesso aos dados oficiais do Executivo, Legislativo e Judiciário. De acordo com o texto da lei, cada órgão público terá um Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), para garantir a transparência dos dados públicos.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar