Os secretários João Henrique Sousa e André Lopes, das pastas do Planejamento e Governo, respectivamente, entregaram à Câmara de Vereadores de Teresina, nesta quinta-feira (23/06), mensagem do Poder Executivo com pedido de autorização para realização de operação de crédito no valor de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil.

A mensagem chega à Casa com pedido de tramitação de regime de urgência especial.

De acordo com o secretário André Lopes, o valor é destinado a obras de infraestrutura, habitação, transporte, melhorias do Polo Industrial, dentre outras ações.

Secretários entregaram  à Câmara uma mensagem do executivo - Foto: Apoliana OliveiraSecretários entregaram  à Câmara uma mensagem do executivo - Foto: Apoliana Oliveira

“Como existe a burocracia interna do banco, e essa burocracia leva um tempo, quanto antes a gente conseguir a aprovação da Câmara melhor para a cidade”, justifica o secretário. 

O pedido foi discutido com os parlamentares, que questionaram sobre as obras a serem executadas.

Em entrevista, o secretário João Henrique destacou que as medidas adotadas pela Secretaria de Finanças no último ano permitiram a busca por recursos para investimentos. "Esse é um trabalho da administração do Dr. Pessoa no sentido de buscar recursos para o desenvolvimento de Teresina. Todos sabem que a prefeitura hoje tem suas finanças equilibradas, e nós voltamos à situação da letra B, que permite esse tipo de investimento. A avaliação da prefeitura havia caído para letra C por que? Porque o balanço do ano de 2020 fechou negativo, em 21 milhões. E, em 2021, primeiro ano da administração Dr. Pessoa, com o Dr. Robert no comando da secretaria, nós fechamos positivo, e isso permitiu nós sairmos da letra C e voltar para a letra B, e isso nos permitiu buscar recursos", diz.

Líder do prefeito Dr. Pessoa na Câmara, o vereador Antônio José Lira explica que o empréstimo, se aprovado, será liberado 5 parcelas semestrais de R$ 100 milhões, e ajudará no andamento de obras importantes. "Teremos, o Executivo, uma liberdade de trazer para o município de Teresina, obras que a população sonha. Por exemplo, agora numa licitação de 16 milhões de reais, que é o sonho da Zona Sudeste, da BR-343 até o rodoanel, 12 quilômetros de pavimentação. Um projeto que já está na Eturb, do presidente Pessoinha, que pode ser usado com estes 500 milhões de reais", detalha o parlamentar.