Com o objetivo de traçar a história da independência do Brasil a partir do olhar do piauiense, a Rede Meio Norte esteve ao vivo no Jornal Agora, desta quarta-feira (23), diretamente da Marina de Oeiras, em Portugal, através da reportagem de Cíntia Lages para o especial "200 Anos - Bicentenário da Independência".

O especial conta com a história das sete cidades do Piauí e Portugal que possuem o mesmo nome. Oeiras, que deu origem ao nome da primeira capital piauiense e foi terra do Marquês de Pombal, foi a primeira cidade escolhida para a série de reportagens.

Bicentenário da Independência: Conheça a Marina de Oeiras em Portugal (Foto: Jornal Agora / Meio Norte)Bicentenário da Independência: Conheça a Marina de Oeiras em Portugal (Foto: Jornal Agora / Meio Norte)

O Conselho de Oeiras, como é conhecido, conta com belas praias e um enorme Centro Histórico. Com 11 km de litoral, é considerado um conselho importante para o país de Portugal, com o segundo maior PIB do país, com apenas 180 mil habitantes. 

Esse avanço pôde ser obtido graças ao investimento em tecnologia. "Por onde passamos a cidade é conhecida como Oeiras Valley, a cidade do conhecimento e também um centro de tecnologia em todos os segmentos que se coloca", diz Cíntia Lages.

"Escolhemos a Marina de Oeiras pois, além de um ponto turístico, aqui será uma das sedes para a Conferência Internacional sobre Oceanos, que será realizada pela ONU, para debater as mudanças climáticas", disse a repórter para a Rede Meio Norte.

O roteiro do especial "200 Anos - Bicentenário da Independência" segue com mais seis cidades Amarante, Batalha, Campo Maior, Jerumenha, Porto e Valença, que serão transmitidas com participações ao vivo no Jornal Agora.  

Fotos

Ver mais

Bicentenário da Independência: Conheça a Marina de Oeiras em Portugal