A equipe da Rede Meio Norte esteve em Portugal para mostrar as cidades do país que compartilham o mesmo nome com o Piauí. O especial "200 Anos - Bicentenário da Independência", que será exibido em março na telinha do canal 7.1, mostra Oeiras, Juromenha, Campo Maior, Batalha, Amarante, Valença, Porto e Marvão. 

Além do passeio por várias regiões de Portugal, a equipe de reportagem, com a repórter Cinthia Lages e o cinegrafista Danilo Romero, também tiveram passagens por Lisboa e Fátima, mostrando aspectos que conversam entre o estado brasileiro e o país europeu. 

Cinthia e Danilo. Crédito: Danilo Romero.Cinthia e Danilo. Crédito: Danilo Romero.

O especial do Bicentenário da Independência mostra culturas compartilhadas, depoimentos interessantes e muitas curiosidades sobre Portugal sob a perspectiva do Piauí. As semelhanças entre os dois povos está até mesmo na comida e no modo de falar. 

Cinthia Lages, jornalista conhecida em todo o Brasil por seu olhar sensível, vai contar tudo isso em longas reportagens. "Como em todo projeto de reportagem, nós temos que ter a mente aberta para aprender. Nós incluímos Nazaré, além de Marvão, que foi o primeiro nome de Castelo do Piauí. Encontramos semelhanças e estudos entre as duas localidades", revela. 

Rede MN mostra as localidades parônimas 

Em um trabalho minucioso de reportagem, Cinthia e Danilo buscaram informações que montam o quebra-cabeças das semelhanças entre dois povos irmãos. Cidades do Piauí e localidades de Portugal com o mesmo nome são o mote para isso. 

A equipe fez um grande trabalho de pesquisa para identificar de onde vem esses nomes. "Além disso, buscamos de onde vem a nossa identidade enquanto povo, que tem uma grande marca a convivência ao longo de séculos. Muito disso permanece. Vamos mostrar o que encontramos nessa viagem de 20 dias", analisa Cinthia Lages. 

No castelo de Batalha. Crédito: Divulgação.No castelo de Batalha. Crédito: Divulgação.

As matérias especiais do Bicentenário da Independência serão exibidas ao longo do ano. "Vamos cruzar informações que colhemos em Portugal com o que temos no Piauí. Vamos mostrar a beleza, a história, a preservação do patrimônio, uma preocupação portuguesa que tem muito o que nos ensinar. Serão nove reportagens até o dia 7 de setembro de 2022", acrescenta a jornalista. 

O experiente cinegrafista Danilo Romero, que já produziu vários especiais para a Rede Meio Norte, como "Piauí Visto de Riba", revela que buscou mostrar as semelhanças entre os dos povos. "Foi uma experiência incrível e bastante desafiadora, trazer dos diferentes locais que passamos um olhar que mostre a proximidade dos costumes e tradições entre Piauí e Portugal", finaliza.