A equipe da Rede Meio Norte segue o roteiro das cidades do mesmo nome entre Portugal e Piauí. Em solo Europeu, Cinthia Lages e Danilo Romero mostram as belezas portuguesas. Neste trecho da viagem, eles seguem de Batalha, passando por Nazaré e rumam até Porto

O roteiro segue mostrando curiosidades e fatos interessantes do país que manteve o controle sobre o Brasil por 322 anos. Em 1822, com a Proclamação da Independência, fazem 200 anos deste momento importante para a história brasileira em 2022. Daí o especial 200 Anos - Bicentenário da Independência da Rede Meio Norte, que começa a ser exibido em março. 

Cinthia e Danilo gravaram com Joaquim Ruvio, diretor do Santuário de Batalha. Ele é historiador, pesquisador e doutor. Crédito: Danilo Romero.Cinthia e Danilo gravaram com Joaquim Ruvio, diretor do Santuário de Batalha. Ele é historiador, pesquisador e doutor. Crédito: Danilo Romero.

Cinthia fez um diário de bordo ao vivo para o Jornal Agora, apresentado por Amadeu Campos. "Nosso roteiro de Portugal está na estrada. Estamos a caminho de Porto. Saímos de Batalha, passamos por Nazaré. Passamos por vilas e cidades pequenas de Portugal. Porto é uma cidade maior, existe uma maior movimentação turística", revela. 

A audiência deve esperar belas reportagens. "Em Nazaré fizemos imagens incríveis. A cidade não estava no roteiro, mas como é uma cidade homônima, nós a incluímos. Passamos por um campeonato de surf, pois lá tem as maiores ondas do mundo. Também conhecemos o Santuário de Nazaré, que é o segundo maior local de movimentação religiosa, perdendo para Fátima", acrescenta Cinthia.

Cinthia Lages conta que o conflito armado entre Ucrânia e Rússia trouxe reflexos para Portugal. "Nosso roteiro segue em um clima de preocupação da população com relação à guerra. Deve aumentar o preço do combustível e da carne. Além disso, 1.500 soldados do Exército Português foram destacados. Aqui seria carnaval, mas as festas foram suspensas em razão da pandemia. Mas a preocupação maior é a guerra", finaliza.