Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Anvisa proíbe gordura trans em alimentos industrializados

As regras preveem o banimento da gordura parcialmente hidrogenada em produtos industrializados até 2023

As gorduras trans industriais são encontradas em produtos como margarinas, biscoitos, snacks, bolos, massas instantâneas, sorvetes, chocolates, pratos congelados, pipoca de micro-ondas; além de frituras comercializadas em restaurantes e por vendedores ambulantes. Reprodução/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  aprovou nesta terça-feira, 17, regras que limitam o uso de gorduras trans em alimentos. A proposta prevê a implantação da norma em três fases, iniciando com o estabelecimento de limites de gorduras trans para a indústria e serviços de alimentação e prosseguindo até o banimento do uso de gordura parcialmente hidrogenada em 2023.

Etapas de implementação

A primeira fase é focada na imposição do limite de 2% de gorduras trans industriais na produção de óleos refinados. O prazo para adequação é de cerca de 18 meses. Portanto, a regra passará a vigorar a partir de 1º de julho de 2021.

PUBLICIDADE

Nessa mesma data, entrará em vigor a segunda fase, que define o mesmo limite (2% de gordura trans industrial) para os demais alimentos industrializados e comercializados no varejo e atacado. Essa restrição vai vigorar entre 1º de julho de 2021 e 1º de janeiro de 2023.

Em 1º de janeiro de 2023 entra em vigor a última fase da implementação, que prevê o banimento do ingrediente gordura parcialmente hidrogenada, a principal fonte de gorduras trans industriais em todos os alimentos industrializados. A única exceção são alimentos usados como matérias-primas destinados exclusivamente para fins industriais.

Publicidade

O que é gordura trans

As gorduras trans, tecnicamente conhecidas como ácidos graxos trans, são um tipo de gordura que pode ser encontrada de forma natural nos alimentos derivados de animais ruminantes (bois, cabras, carneiros, entre outros), como carnes, banha, queijos, manteiga, iogurtes e leite integral, ou que pode ser produzida industrialmente durante a hidrogenação parcial de óleos vegetais ou seu tratamento térmico.

Nos alimentos derivados de animais ruminantes, as concentrações de gorduras trans são consideradas pequenas, portanto em níveis seguros para consumo. Entretanto, o nível presente em produtos industrializados pode trazer riscos à saúde, como o aumento de problemas cardiovasculares e do risco de morte por essas doenças.

As gorduras trans industriais são encontradas em produtos como margarinas, biscoitos, snacks, bolos, massas instantâneas, sorvetes, chocolates, pratos congelados, pipoca de micro-ondas, entre outros alimentos industrializados. A gordura trans também está presente em frituras comercializadas em restaurantes e por vendedores ambulantes

Fonte : Veja.com


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar