Motoristas e cobradores param atividades e Teresina fica sem ônibus

Motoristas e cobradores param atividades e Teresina fica sem ônibus

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina amanheceu sem ônibus nesta quinta-feira (21/06). Mesmo após uma reunião realizada na tarde de ontem entre representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut) e Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Rodoviário do Piauí (Sintetro), os motoristas e cobradores paralisaram suas atividades.

De acordo com o vice-presidente do Sintetro, Francisco das Chagas, tudo que está ocorrendo é devido a uma queda de braço entre prefeitura de Teresina e Setut. “Essa queda de braço está afetando nós trabalhadores porque nós temos na convenção coletiva de trabalho, o adiantamento quinzenal que é até o dia 20 e o saldo que é até  dia 5, então isso vem perdurando por vários meses. No mês passado nós recebemos nosso pagamento dia 6, já ontem era para sair pagamento e não saiu. Por conta disso, nós trabalhadores resolvemos cruzar os braços hoje e só retornar a partir do momento que o dinheiro tiver na conta”, declarou.

Ainda segundo Francisco das Chagas, a paralisação é por conta dos adiantamentos. “É um adiantamento que nós temos em convenção coletiva de trabalho registrado para o dia 20 e dia 5 o pagamento do salário. Isso já vem há muito tempo com essa queda de braço entre prefeitura e Setut e estamos sendo prejudicados por conta disso. Hoje nós fizemos assembleia na garagem da empresa Transcol e resolvemos retornar ao trabalho após o pagamento para ver se nos próximos meses o Setut e a prefeitura entram em um acordo porque nós sabemos que não é bom principalmente ao usuário que paga toda a conta, gostaria até de pedir desculpas por esse transtorno, mas eles tem que resolver o problema deles. Nós sabemos que a obrigação de honrar com o compromisso é dos empregadores, mas para eles fazerem isso depende da prefeitura, então estamos no meio dessa briga”, finalizou.

A estudante Lorraine Higino declarou em entrevista à repórter da Rede Meio Norte, Mirian Gomes, que ficou mais de uma hora na parada de ônibus com o objetivo de ir ao Instituto Federal do Piauí, na Pedro Freitas, bairro São Pedro. “Hoje eu tenho prova às 08h e estou desde 05h30 na parada e até agora - 06h40 - não tinha passado nenhum ônibus. A paralisação a gente sabe que é importante para causa deles, mas nós também estamos sendo prejudicados porque não conseguimos chegar ao nosso destino”, falou.

A também estudante Maria Mariane se deslocou até a parada desde cedo com objetivo de chegar no bairro Pedra Mole, mas não encontrou nenhum ônibus, mesmo com mais de uma hora de espera.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES