mais

Brasil tem desempenho contestável na 1ª fase da Copa América

A seleção brasileira vem tendo bons resultados, mas, apresenta desempenho pouco satisfatório e isso se torna mais evidente quando analisamos os adversários, que geralmente tem nível técnico bem abaixo do Brasil.

Brasil tem desempenho contestável na 1ª fase da Copa América
Brasil no empate contra a Venezuela | Foto: EL PAÍS/LUISA GONZALEZ (REUTERS)

A seleção brasileira de futebol se classificou em 1º lugar no grupo A da Copa América e vai enfrentar a seleção do Paraguai no próximo dia 27 de junho (quinta-feira) pelas quartas de final da competição. A seleção se classificou com 7 pontos e assa foi a melhor classificação desde 1999, quando venceu as 3 partidas da fase inicial.

O Brasil fez a segunda melhor campanha da competição na primeira fase, ficando atrás apenas da Colômbia, que somou 9 pontos. Ambas as seleções ainda não sofreram gols até o momento. A seleção brasileira dominou alguns aspectos importantes até aqui, foi o time que marcou mais gols (8 gols), teve mais posse de bola (68%), finalizações (54 e média de 17 por jogo) e cruzamentos (97).

 Ao fazermos uma leitura apenas com base nos números, é quase improvável fazer críticas e apontar defeitos em um time que apresenta estatísticas tão positivas. Porém, a seleção vem sendo duramente criticada pelo seu desempenho (Algo que já acontecia antes da Copa do Mundo 2018) e Tite, segue sem agradar no comando técnico da seleção.

Seleção Brasileira fez a 2ª melhor campanha da fase de grupos da Copa América. Foto: Nelson Almeida / AFP Seleção Brasileira fez a 2ª melhor campanha da fase de grupos da Copa América. Foto:  

Além dos seus discursos contraditórios e convocações contestáveis, Tite se mostrou refém de um esquema tático onde não se vê alternâncias na forma de jogar, o time se mostra sem criatividade e mesmo sem ter bons jogadores de área, insiste em bolas aéreas (líder em número de cruzamentos). Dos jogadores ofensivos convocados, os que fazem parte do banco de reservas, apresentam características semelhantes aos que atuam no time titular, ou seja, não existe uma outra forma de atuar. Outro aspecto negativo é a sua demora em mexer no time em situações adversas, o que mostra sua convicção em um jogo que muitas vezes não está dando certo.

A seleção brasileira vem tendo bons resultados, mas, apresenta desempenho pouco satisfatório e isso se torna mais evidente quando analisamos os adversários, que geralmente tem nível técnico bem abaixo do Brasil. Jogou muito mal contra a Bolívia, Venezuela, e fez uma partida boa, contra a fraca equipe do Peru. Esse desempenho coloca em dúvida o trabalho do treinador da seleção, e liga um sinal de alerta para jogos contra equipes mais qualificadas.

Thiago de Morais

Revisado por Pedro Neto/Francisco Borges  

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail