Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Cajuína Esportes

Brasil x Argentina o maior clássico mundial entre seleções de futebol

Brasil x Argentina o maior clássico mundial entre seleções de futebol
Éverton "cebolinha" e Messi | Foto montagem: Agenda Capital

O estádio do Mineirão vai receber na noite desta terça feira (2 de julho), as duas maiores potencias do futebol da América do Sul, em partida válida pela semifinal da Copa América 2019. Brasil x Argentina é considerado por muitos, o maior clássico entre seleções do mundo, e cada jogo é sempre um capítulo à parte na história do futebol. 

Essa rivalidade vai além das 4 linhas, e tem origem no período da colonização portuguesa e espanhola, passando também pelo período imperial com a Guerra da Cisplatina (1825-1828), onde o Brasil travou uma disputa com as Províncias Unidas do Rio da Prata (como a Argentina se chamava) para conquistar a Província de Cisplatina (atualmente Uruguai). Brasil e Argentina foram aliados na Guerra do Paraguai, mas, as tensões retornam um século depois quando o Brasil firma um acordo com os paraguaios que daria origem à Hidrelétrica de Itaipu.

 Dentro de campo a história desse confronto é centenária, o primeiro jogo entre essas equipes aconteceu em 1914, e foi vencida pelos hermanos por 3 a 0. De acordo com a CBF, as duas seleções já se enfrentaram 101 vezes, e o Brasil tem 42 vitorias contra 38 dos argentinos. Pelé é o maior artilheiro desse clássico com 8 gols, e a maior goleada aconteceu na final da Copa Roca, onde a Argentina venceu por 6 a 1.

Everton, o maior driblador da Copa América. Foto: GETTY IMAGES 

Brasil e Argentina é o jogo mais disputado na história da Copa América, eles se enfrentaram 32 vezes, com 15 vitórias para os argentinos e 9 para os brasileiros, o Brasil nunca perdeu um jogo competitivo em casa contra a Argentina.

Ambas as seleções passam por um momento de contestações, Tite, apesar dos bons números, vem sendo duramente criticado, e a Argentina, atravessa possivelmente a maior crise administrativa da história, repercutindo diretamente no péssimo desempenho do time. A promessa é de um bom jogo, porém, os times vêm tendo desempenho abaixo do esperado.

Thiago de Morais 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×