Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Copa América, um torneio centenário e rico em histórias

Copa América, um torneio centenário e rico em histórias
| Foto: Paul Reidy (https://en.as.com/en/ )/CONMEBOL

A Copa América se encontra na sua 46ª edição e teve sua estreia no dia 14 de junho com o jogo entre Brasil e Bolívia, vencido pelo time da casa pelo placar de 3 a 0. O torneio conta com 12 equipes, divididas em 3 grupos compostos por 4 times, dos quais os 2 primeiros colocados de cada grupo se classificam para segunda fase, mais os 2 melhores terceiros colocados no geral.

É considerada oficialmente a competição entre seleções mais antiga do mundo e ocorreu pela 1ª vez em 1916, tendo como campeã a seleção do Uruguai. Os uruguaios são também os maiores vencedores da Copa América com 15 títulos, seguidos pela Argentina com 14 conquistas e o Brasil com 8. Só existem 2 seleções que nunca venceram essa competição, Venezuela e Equador.

O jogador com mais participações no torneio é o ex-goleiro chileno Sergio Livingstone, com 34 jogos. Entre os jogadores da ativa, Lionel Messi é aquele com maior número de jogos, 22 até o momento. Os maiores artilheiros da história da Copa América são: O argentino Norberto Mendéz e o brasileiro Zizinho, ambos com 17 gols.

Chile foi campeão das últimas 2 edições de Copa América/Foto:AFP

Entre as várias curiosidades dessa competição centenária, temos a campanha da seleção paraguaia em 2011, que chegou a final sem ter vencido nenhum jogo. Empatou os 3 jogos da fase de grupos e nas fases seguintes eliminou Brasil e Venezuela nos pênaltis, perdendo a final para o Uruguai por 3 x 0.  Outra curiosidade foi o fato de Pelé ter disputado apenas uma edição de Copa América, em 1959 e mesmo sendo campeão do mundo na época, a seleção não conseguiu vencer a competição, feito conquistado pela Argentina.

A maior goleada em toda história da competição foi aplicada pela Argentina, 12 a 0 contra o Equador em 1942. Outra história curiosa está relacionada ao Uruguai e foi através de Diego Forlán, que ao conquistar a Copa América em 2011, realizou feito já alcançado pelo pai, Pablo Forlán e seu avô materno Juan Carlos Corrazo, que família hein? A seleção celeste é também líder em participações, até o momento participou 44 vezes do torneio.

Thiago de Morais 

Revisado por Francisco Borges 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se