Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Cajuína Esportes

Copa América, um torneio centenário e rico em histórias

Copa América, um torneio centenário e rico em histórias
| Foto: Paul Reidy (https://en.as.com/en/ )/CONMEBOL

A Copa América se encontra na sua 46ª edição e teve sua estreia no dia 14 de junho com o jogo entre Brasil e Bolívia, vencido pelo time da casa pelo placar de 3 a 0. O torneio conta com 12 equipes, divididas em 3 grupos compostos por 4 times, dos quais os 2 primeiros colocados de cada grupo se classificam para segunda fase, mais os 2 melhores terceiros colocados no geral.

É considerada oficialmente a competição entre seleções mais antiga do mundo e ocorreu pela 1ª vez em 1916, tendo como campeã a seleção do Uruguai. Os uruguaios são também os maiores vencedores da Copa América com 15 títulos, seguidos pela Argentina com 14 conquistas e o Brasil com 8. Só existem 2 seleções que nunca venceram essa competição, Venezuela e Equador.

O jogador com mais participações no torneio é o ex-goleiro chileno Sergio Livingstone, com 34 jogos. Entre os jogadores da ativa, Lionel Messi é aquele com maior número de jogos, 22 até o momento. Os maiores artilheiros da história da Copa América são: O argentino Norberto Mendéz e o brasileiro Zizinho, ambos com 17 gols.

Chile foi campeão das últimas 2 edições de Copa América/Foto:AFP

Entre as várias curiosidades dessa competição centenária, temos a campanha da seleção paraguaia em 2011, que chegou a final sem ter vencido nenhum jogo. Empatou os 3 jogos da fase de grupos e nas fases seguintes eliminou Brasil e Venezuela nos pênaltis, perdendo a final para o Uruguai por 3 x 0.  Outra curiosidade foi o fato de Pelé ter disputado apenas uma edição de Copa América, em 1959 e mesmo sendo campeão do mundo na época, a seleção não conseguiu vencer a competição, feito conquistado pela Argentina.

A maior goleada em toda história da competição foi aplicada pela Argentina, 12 a 0 contra o Equador em 1942. Outra história curiosa está relacionada ao Uruguai e foi através de Diego Forlán, que ao conquistar a Copa América em 2011, realizou feito já alcançado pelo pai, Pablo Forlán e seu avô materno Juan Carlos Corrazo, que família hein? A seleção celeste é também líder em participações, até o momento participou 44 vezes do torneio.

Thiago de Morais 

Revisado por Francisco Borges 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×