Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Cajuína Esportes

Futebol piauiense é mais uma vez figurante no cenário nacional

Futebol piauiense é mais uma vez figurante no cenário nacional
Altos x Maranhão jogo válido pelo última rodada da 1ª fase da Série D | Foto: Elias Fontinele/O Dia

Altos e River não conseguiram passar da 1ª fase na Série D do Campeonato Brasileiro, e adiam mais uma vez o sonho do acesso para a Série C, feito já conquistado pelo River, na surpreendente campanha da Série D de 2015, onde a equipe conquistou o Vice-Campeonato naquela ocasião. Contudo, no ano seguinte a equipe não conseguiu se manter na Série C (lanterna do seu grupo somando apenas 13 pontos em 18 jogos) e retornando para Série D, em 2017.

Na temporada atual o time do Altos realizou 31 jogos, seu desempenho foi abaixo da crítica, contabilizando 9 vitorias 6 empates e 16 derrotas, na Copa do Nordeste foram 8 jogos sem conquistar nenhuma vitória, e na Copa do Brasil sofreu uma das maiores goleadas já registradas na competição, 7x 1 para o Santos.

O River fez 21 jogos na temporada, contabilizando 11 vitórias, 7 empates e 3 derrotas, e mesmo com a vaga praticamente garantida antes da última rodada, onde dependia apenas de um empate para terminar líder do grupo, ficou de fora da competição.

Mais uma vez os times piauienses são eliminados de competições nacionais, e essa é uma notícia que se repete há vários anos. Na verdade, a eliminação em si não é o maior problema, o problema é a forma e a frequência com que elas ocorrem. Os times estaduais são meros figurantes em competições de maior prestigio e nível técnico, como Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série D.

Fotos: Elziney Santos/FFP - Victor Costa/River AC 

Participando da Copa do Nordeste desde 2015 (Quando os times piauienses e maranhenses foram incluídos na competição), os times do Estado só conseguiram passar para a 2ª fase da competição uma única vez, feito realizado pelo River no ano de 2017.

Se compararmos o desempenho das equipes piauienses com os times do Ceará e Maranhão, a diferença é enorme, o Sampaio Correia do Maranhão foi Campeão da Copa do Nordeste em 2018, e em 2012 foi campeão da Série D, participando das edições da Série B em 2014, 2015, 2016, 2018. Fortaleza foi campeão da Copa do Nordeste 2019, é o atual campeão brasileiro da Série B. Por sua vez, o Ceará foi campeão da Copa do Nordeste em 2015, conquistou o acesso para Série A em 2017, e o Ferroviária é o atual campeão brasileiro da Série D.

O futebol do Estado, com números e participações nacionais tão inexpressivas precisa de uma renovação administrativa, em todos os setores. As medias de público do campeonato estadual despencam ano após ano, e os dirigentes dos clubes locais, respiram, e distribuem o tradicionalismo e conservadorismo em sua maneira de “fazer futebol”, e a maior vítima é o público que abraçou a ideia de que nosso Estado não tem futebol de qualidade.  A crise do futebol piauiense já dura décadas, e sem expectativa de melhora.

Thiago de Morais 

Revisado por Francisco Borges 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×