Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

O futebol inglês dominou a Europa na temporada 2018/2019

O futebol inglês dominou a Europa na temporada 2018/2019
Salah (Liverpool) e Eden Hazard (Chelsea), destaques na temporada europeia. | Foto: Biscan"s Boots (www.empireofthekop.com)

A temporada europeia de futebol se encerrou na semana passada, com as finais das duas maiores competições entre clubes da Europa, a Liga Europa da UEFA, disputada entre os times ingleses Chelsea e Arsenal, partida  vencida pelo Chelsea por 4 x 1  e a final da Liga dos Campeões da UEFA, onde o Liverpool  venceu o Tottenham pelo placar de 2 x 0, e conquistou pela 6ª vez essa competição.

Os times espanhóis dominaram o futebol europeu e mundial na última década, Real Madrid e Barcelona venceram sete dos últimos 11 títulos da Liga dos Campeões da UEFA e esses 2 times conquistaram ainda 7 vezes o Mundial de Clubes da Fifa nas últimas 10 edições. Atlético de Madrid e Sevilla conquistaram 6 das últimas 11 edições de Liga Europa da UEFA, e o Atlético, ainda disputou nesse mesmo período, 2 finais da Liga dos Campeões da UEFA. 

Esses números expressam a superioridade espanhola nos últimos anos e só ajuda a ressaltar a façanha realizada pelos 4 times ingleses nessa temporada. Pela 1ª vez na história, 4 clubes de um mesmo país disputaram as 2 finais mais importantes do continente, feito que enaltece ainda mais a campanha dos ingleses. Mas, afinal, qual o segredo do sucesso no futebol inglês?  A Premier League (campeonato ingles) certamente é um fator decisivo.

Liverpool campeão da Liga dos Campeões da UEFA 2018/2019 Foto: Reprodução/Twitter 

A Premier League, é o campeonato nacional mais assistido do mundo, mais valioso financeiramente e com maior equilíbrio entre as equipes. Apresenta um modelo administrativo invejável, divisão de cotas Televisivas de forma justa, que valoriza o mérito das equipes ao longo da competição. Assim, o futebol na terra da rainha se fortaleceu, o que deu força para os clubes se reforçarem e retomarem o prestígio de décadas anteriores.

 Analisando os dados do 'Tranding Economics', e comparando a Premier League com 1 país, a mesma teria um PIB maior que o de 46 deles. Na temporada 2018/2019, essa competição ficou avaliada em 7,81 bilhões de euros (R$ 33,6 bilhões de reais) e se valoriza mais a cada nova temporada, sendo considerada uma das 5 maiores ligas esportivas do mundo.

Vale ressaltar, que o sucesso do futebol inglês vai além do desempenho dos seus clubes em competições europeias, e da visibilidade da Premier League.  A Inglaterra conquistou o 4º lugar na última Copa do Mundo (melhor campanha desde o mundial de 1990), e vai disputar o 3° lugar na atual edição da Nations League. Nas categorias de base, vem sendo um sucesso pois, foi campeã dos mundiais nas categorias Sub-17 e Sub-20 (2017) e do Campeonato Europeu de Futebol Sub-19 (2017).


Thiago Araujo 

Revisado por Francisco Borges 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto