Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

O futebol Nordestino dominou a Série C do Campeonato Brasileiro 2019

O futebol Nordestino dominou a Série C do Campeonato Brasileiro 2019
Foto: Geórgia Kyrillos | Torcida do Náutico comemora o acesso para a Série B nos Aflitos

O Campeonato Brasileiro da Série C 2019 teve como protagonismo o futebol da região Nordeste, pois das 4 equipes que conquistaram o acesso para a Série B do ano que vem, 3 são nordestinas. São elas: Confiança de Sergipe, Sampaio Corrêa do Maranhão e Náutico de Pernambuco. A outra equipe que conquistou a vaga foi o Juventude de Caxias de sul, que superou também outra equipe nordestina, o Imperatriz do Maranhão.

Essa façanha do futebol nordestino se apresenta ainda maior por questões financeiras pois, times como o Confiança, Náutico e Sampaio Corrêa, trabalharam com recursos limitados. O time sergipano por exemplo, sofreu com a baixa média de público ao longo da competição, média de 6.402 de público pagante. Dessa forma o clube teve dificuldades em manter os custos operacionais da Arena Batistão (local onde o Confiança manda seus jogos), boa parte do que era arrecadado foi destinado para os custos da Arena. Como se não bastasse, o clube sofreu alguns bloqueios judiciais por processos trabalhistas ao longo da competição. Contudo, o Confiança vai retornar a Série B após 28 anos.

A conquista de mais um acesso pela equipe do Sampaio Corrêa não é nenhuma novidade, desde 2012 com a conquista do Campeonato Brasileiro da Série D, a Bolívia Querida empilha acessos e participações na Série B. O trabalho do atual treinador João Brigatti mudou os rumos da equipe na Série C de 2019. Mas, o projeto vitorioso da última década se iniciou em 20012 e tem a participação do treinador Flavio Araújo (o rei do acesso) que conquistou o estadual e o brasileiro daquele ano.

Sanpaio Correa campeão da Série D . Foto: Bruno Alves

Em 2013 a Bolívia Querida conseguiu o vice-campeonato da Série C e garantiu vaga na Série B, participando das edições em 2014, 2015, 2016, 2018. E para coroar essa década vencedora, conquistou a Copa do Nordeste em 2018, realizando um feito inédito, o de conquistar dois títulos regionais por regiões diferentes pois, em 1998, faturou a Copa Norte ao bater o São Raimundo-AM na final. O Sampaio Corrêa já conta com conquistas do Campeonato Brasileiro das séries D, C e B, sendo também o único time brasileiro a realizar esse feito. Hoje, o clube já tem 8 escolinhas de futebol espalhadas por todo o Maranhão, e a meta é concluir 20 escolas, 10 na capital e 10 ao redor do Estado.

O Náutico fez uma campanha intocável durante a competição, liderando o Grupo A com 33 pontos. O acesso veio a coroar o bom trabalho do treinador Gilmar Dal Pozzo, porém, o principal responsável por essa conquista certamente é a diretoria do clube, que iniciou o projeto do acesso em 2017, quando o clube passava por grave crise financeira e política. Os acertos foram muitos, a manutenção do treinador, montagem do elenco que priorizou as categorias de base, para que com isso o clube pudesse ter fluxo de caixa e não fazer altos investimentos com jogadores “medalhões”, bem como poder faturar com a venda desses atletas. Nos últimos 2 anos, os atrasos salarias deixaram de existir, e outro acerto fundamental foi o retorno ao Estádio dos Aflitos.

Curiosidade: O Sampaio além de ser o único time brasileiro a ser campeão em três divisões diferentes: Série B, 1972; Série C, 1997; e Série D, 2012, é também  o primeiro time a conquistar dois campeonatos a nível nacional de forma invicta: na Série C de 1997, com 18 jogos, 12 vitórias e 6 empates, e aproveitamento de 78%; e na Série D de 2012, com 16 jogos, 11 vitórias e 5 empates, e aproveitamento de 79,17%.

THIAGO DE MORAIS 

REVISADO POR FRANCISCO BORGES


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se