Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Cajuína Esportes

O futebol Nordestino dominou a Série C do Campeonato Brasileiro 2019

O futebol Nordestino dominou a Série C do Campeonato Brasileiro 2019
Foto: Geórgia Kyrillos | Torcida do Náutico comemora o acesso para a Série B nos Aflitos

O Campeonato Brasileiro da Série C 2019 teve como protagonismo o futebol da região Nordeste, pois das 4 equipes que conquistaram o acesso para a Série B do ano que vem, 3 são nordestinas. São elas: Confiança de Sergipe, Sampaio Corrêa do Maranhão e Náutico de Pernambuco. A outra equipe que conquistou a vaga foi o Juventude de Caxias de sul, que superou também outra equipe nordestina, o Imperatriz do Maranhão.

Essa façanha do futebol nordestino se apresenta ainda maior por questões financeiras pois, times como o Confiança, Náutico e Sampaio Corrêa, trabalharam com recursos limitados. O time sergipano por exemplo, sofreu com a baixa média de público ao longo da competição, média de 6.402 de público pagante. Dessa forma o clube teve dificuldades em manter os custos operacionais da Arena Batistão (local onde o Confiança manda seus jogos), boa parte do que era arrecadado foi destinado para os custos da Arena. Como se não bastasse, o clube sofreu alguns bloqueios judiciais por processos trabalhistas ao longo da competição. Contudo, o Confiança vai retornar a Série B após 28 anos.

A conquista de mais um acesso pela equipe do Sampaio Corrêa não é nenhuma novidade, desde 2012 com a conquista do Campeonato Brasileiro da Série D, a Bolívia Querida empilha acessos e participações na Série B. O trabalho do atual treinador João Brigatti mudou os rumos da equipe na Série C de 2019. Mas, o projeto vitorioso da última década se iniciou em 20012 e tem a participação do treinador Flavio Araújo (o rei do acesso) que conquistou o estadual e o brasileiro daquele ano.

Sanpaio Correa campeão da Série D . Foto: Bruno Alves

Em 2013 a Bolívia Querida conseguiu o vice-campeonato da Série C e garantiu vaga na Série B, participando das edições em 2014, 2015, 2016, 2018. E para coroar essa década vencedora, conquistou a Copa do Nordeste em 2018, realizando um feito inédito, o de conquistar dois títulos regionais por regiões diferentes pois, em 1998, faturou a Copa Norte ao bater o São Raimundo-AM na final. O Sampaio Corrêa já conta com conquistas do Campeonato Brasileiro das séries D, C e B, sendo também o único time brasileiro a realizar esse feito. Hoje, o clube já tem 8 escolinhas de futebol espalhadas por todo o Maranhão, e a meta é concluir 20 escolas, 10 na capital e 10 ao redor do Estado.

O Náutico fez uma campanha intocável durante a competição, liderando o Grupo A com 33 pontos. O acesso veio a coroar o bom trabalho do treinador Gilmar Dal Pozzo, porém, o principal responsável por essa conquista certamente é a diretoria do clube, que iniciou o projeto do acesso em 2017, quando o clube passava por grave crise financeira e política. Os acertos foram muitos, a manutenção do treinador, montagem do elenco que priorizou as categorias de base, para que com isso o clube pudesse ter fluxo de caixa e não fazer altos investimentos com jogadores “medalhões”, bem como poder faturar com a venda desses atletas. Nos últimos 2 anos, os atrasos salarias deixaram de existir, e outro acerto fundamental foi o retorno ao Estádio dos Aflitos.

Curiosidade: O Sampaio além de ser o único time brasileiro a ser campeão em três divisões diferentes: Série B, 1972; Série C, 1997; e Série D, 2012, é também  o primeiro time a conquistar dois campeonatos a nível nacional de forma invicta: na Série C de 1997, com 18 jogos, 12 vitórias e 6 empates, e aproveitamento de 78%; e na Série D de 2012, com 16 jogos, 11 vitórias e 5 empates, e aproveitamento de 79,17%.

THIAGO DE MORAIS 

REVISADO POR FRANCISCO BORGES


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×