Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Barras e mais 16 cidades do Piauí festejam Nossa Senhora da Conceição

Barras e mais 16 cidades do Piauí festejam Nossa Senhora da Conceição
Barras-PI | Ryan Andrade

O dia 8 de dezembro é uma data especial para os católicos. A data marca a solenidade de Nossa Senhora da Conceição, ou Imaculada Conceição. No Piauí, 17 municípios têm a santa como padroeira. No entanto, centenas de comunidades e paróquias espalhadas por todo o estado são dedicadas à Nossa Senhora da Conceição.

A maior festa do estado acontece na cidade de Barras, a 120 km de Teresina. Amanhã também será feriado em Ilha Grande do Piauí, Luís Correia, Caxingó, Brasileira, Pedro II, Sigefredo Pacheco, Porto do Piauí, Francisco Ayres, Conceição do Canindé, Ipiranga do Piauí, Bocaina, São Julião e Corrente

A devoção a Nossa Senhora da Conceição foi uma das inúmeras heranças deixadas pelos nossos colonizadores portugueses. A Imaculada Conceição é padroeira de Portugal e, por isso, a devoção se espalhou por todo o Brasil, já que os portugueses implantaram em terras brasileiras a religião oficial portuguesa através da catequese promovida pelos padres jesuítas que aqui estiveram durante o período colonial.

A solenidade da Imaculada Conceição de Maria é festa de guarda em toda a Igreja Católica, ou seja,  significa que todos os fiéis católicos devem, obrigatoriamente, participar da missa como se fosse um domingo. Festas de guarda são dias especiais para os cristãos como Corpus Christi, Assunção de Nossa senhora, São José, dia de Todos os Santos, Natal, etc.

Algumas cidades do Brasil guardam o dia de Nossa Senhora da Conceição mesmo não sendo feriado reconhecido em seus respectivos calendários. Daí pode-se perceber claramente como é grande a devoção dos cristãos católicos pela Imaculada Conceição a ponto de muitos ainda guardarem o dia como se um feriado fosse.

Amanhã, em todas as cidades onda a santa é padroeira, será um dia repleto de muita oração, rezas, missas e procissão. Em Barras, cidade que concentra a maior festa do estado, haverá missas às 6h, 9h, 12h e às 16h. Em seguida, haverá procissão com a imagem da padroeira por algumas ruas da cidade. Milhares de romeiros de Barras e de diversas cidades da região são aguardados para participar de pelo menos uma das celebrações ao longo do dia. 

Outra grande festa acontece na cidade de Bocaina, ao Sul do Piauí, próximo à Picos. Na região, a pequena cidade do sertão piauiense, recebe milhares de devotos de vários municípios vizinhos. Em Bocaina, a festa inicia na noite do dia 28 de novembro com uma missa em Picos, seguida de uma procissão com o mastro até a cidade de Bocaina. O cortejo acontece durante toda a madrugada e finaliza na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, nas primeiras horas da manhã do dia 29.

Em todas as cidades, a padroeira é festejada de uma forma particular, mas uma coisa é comum a todas elas: a devoção, o carinho e o respeito que os fiéis têm à Nossa Senhora da Conceição. A fé é uma das grandes marcas do povo piauiense e a religiosidade faz parte da identidade cultural do nosso povo, considerado um dos mais católicos do Brasil.

Reportagem: Ryan Andrade


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se