Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Bispo de Campo Maior fala sobre retomada de atividades religiosas

Bispo de Campo Maior fala sobre retomada de atividades religiosas
Dom Francisco de Assis | Ryan Andrade

Conforme o decreto estadual n° 19.085, de 7 de julho de 2020, que trata sobre o calendário de retomada gradual das atividades econômicas no estado, as atividades religiosas estão autorizadas a funcionar a partir do dia 27 de julho. Com isso, missas e cultos poderão acontecer com a presença dos fiéis obedecendo a uma série de medidas que deverão ser executadas pelos líderes religiosos.

A última missa com a presença do povo foi celebrada em março. Foto: Ryan Andrade

"Gostaria de me reportar aos líderes religiosos do nosso estado pela forma madura com que trabalhamos ao longo desse período de forma organizada, onde a saúde sempre esteve em primeiro lugar e depois o desenvolvimento econômico e social. Reitero a importância de obedecer a um protocolo que estabelece regras como manter a distância de dois metros entre os membros dentro das igrejas, garantir o uso de máscaras e manter a higiene dos templos", disse o governador Wellington Dias em vídeo.

Ainda de acordo com o governador, neste primeiro momento, as igrejas podem realizar celebrações somente com 30% da capacidade total: "A partir do dia 27, as igrejas católicas e evangélicas estão, portanto, autorizadas a fazer suas celebrações com a presença dos fiéis, porém, neste primeiro momento, ocupando 30% da capacidade dos templos; em agosto, nós iremos botar 50%; em seguida 75%, até ocupar a totalidade sempre com muito cuidado para evitar a transmissibilidade e um colapso na rede de saúde. Como Cristo nos ensinou, devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, ou seja, os cuidados e o respeito com a vida devem vir sempre em primeiro lugar.", destacou.

O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, falou a respeito da retomada das atividades na catedral de Santo Antonio e nas demais paróquias da Diocese: "Devemos ter uma reunião dos bispos para continuar pensando a implementação do protocolo. A volta as atividades religiosas, dentro das medidas estabelecidas, vai ser uma esperança para o nosso povo que pacientemente aguarda esse retorno programado. Uma boa notícia.", disse.

Dom Francisco também reforçou a necessidade de igrejas limpas e arejadas, dentre outras medidas importantes: "Os nossos padres deverão disponibilizar álcool 70% nas igrejas, devem observar o distanciamento de dois metros entre cada fiel, evitar fazer filas para receber a comunhão e manter os templos higienizados para evitar a transmissão do vírus. Iremos fazer um controle rígido para que haja neste primeiro momento apenas 30% de capacidade como orienta o decreto e poderemos pensar em celebrar mais missas num dia ou fazer celebrações campais ao ar livre", propôs.

Em março, todas as celebrações presenciais foram suspensas pelas Dioceses do Piauí obedecendo à recomendação das autoridades sanitárias para evitar aglomerações. Em Campo Maior, pela primeira vez em mais de 300 anos, a tradicional festa de Santo Antonio, foi realizada a portas fechadas. Todo o trezenário foi transmitido pelas redes sociais da paróquia e pela rádio FM Meio Norte.

Ryan Andrade/Diocese de Campo Maior


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar