mais

Bispo de Campo Maior fala sobre retomada de atividades religiosas

Missas e cultos poderão ser celebrados com a presença dos fiéis a partir de 27 de julho.

Bispo de Campo Maior fala sobre retomada de atividades religiosas
Dom Francisco de Assis | Ryan Andrade

Conforme o decreto estadual n° 19.085, de 7 de julho de 2020, que trata sobre o calendário de retomada gradual das atividades econômicas no estado, as atividades religiosas estão autorizadas a funcionar a partir do dia 27 de julho. Com isso, missas e cultos poderão acontecer com a presença dos fiéis obedecendo a uma série de medidas que deverão ser executadas pelos líderes religiosos.

A última missa com a presença do povo foi celebrada em março. Foto: Ryan AndradeA última missa com a presença do povo foi celebrada em março. Foto: Ryan Andrade

"Gostaria de me reportar aos líderes religiosos do nosso estado pela forma madura com que trabalhamos ao longo desse período de forma organizada, onde a saúde sempre esteve em primeiro lugar e depois o desenvolvimento econômico e social. Reitero a importância de obedecer a um protocolo que estabelece regras como manter a distância de dois metros entre os membros dentro das igrejas, garantir o uso de máscaras e manter a higiene dos templos", disse o governador Wellington Dias em vídeo.

Ainda de acordo com o governador, neste primeiro momento, as igrejas podem realizar celebrações somente com 30% da capacidade total: "A partir do dia 27, as igrejas católicas e evangélicas estão, portanto, autorizadas a fazer suas celebrações com a presença dos fiéis, porém, neste primeiro momento, ocupando 30% da capacidade dos templos; em agosto, nós iremos botar 50%; em seguida 75%, até ocupar a totalidade sempre com muito cuidado para evitar a transmissibilidade e um colapso na rede de saúde. Como Cristo nos ensinou, devemos amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, ou seja, os cuidados e o respeito com a vida devem vir sempre em primeiro lugar.", destacou.

O bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, falou a respeito da retomada das atividades na catedral de Santo Antonio e nas demais paróquias da Diocese: "Devemos ter uma reunião dos bispos para continuar pensando a implementação do protocolo. A volta as atividades religiosas, dentro das medidas estabelecidas, vai ser uma esperança para o nosso povo que pacientemente aguarda esse retorno programado. Uma boa notícia.", disse.

Dom Francisco também reforçou a necessidade de igrejas limpas e arejadas, dentre outras medidas importantes: "Os nossos padres deverão disponibilizar álcool 70% nas igrejas, devem observar o distanciamento de dois metros entre cada fiel, evitar fazer filas para receber a comunhão e manter os templos higienizados para evitar a transmissão do vírus. Iremos fazer um controle rígido para que haja neste primeiro momento apenas 30% de capacidade como orienta o decreto e poderemos pensar em celebrar mais missas num dia ou fazer celebrações campais ao ar livre", propôs.

Em março, todas as celebrações presenciais foram suspensas pelas Dioceses do Piauí obedecendo à recomendação das autoridades sanitárias para evitar aglomerações. Em Campo Maior, pela primeira vez em mais de 300 anos, a tradicional festa de Santo Antonio, foi realizada a portas fechadas. Todo o trezenário foi transmitido pelas redes sociais da paróquia e pela rádio FM Meio Norte.

Ryan Andrade/Diocese de Campo Maior

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail