Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Campo Maior registra 550 mm em março; Piripiri impressiona com 622 mm

O Mês de março foi um dos mais chuvosos dos últimos anos no estado do Piauí. A cidade de Campo Maior, no Centro-Norte piauiense, acumulou 550 mm desde o dia 1° de março até esta terça-feira, dia 31. A média, ou seja o volume de chuva esperado para o período na região, é cerca de 300 mm, portanto a cidade de Campo Maior registrou 180% do volume de chuva esperado para o mês inteiro.

Chuva registrada de dentro de residência, na zona rural de Campo Maior (Foto: Ryan Andrade)

Durante o mês, 4 eventos de chuvas intensas chamaram a atenção. O maior volume registrado em 24 horas aconteceu no dia 17 quando foram observados 92 mm. No dia 6, choveu 82 mm; no dia 4, 70 mm e no dia 26, 60 mm. Os grandes volumes decorrem da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que ocasionou precipitações intensas em diversos municípios do Piauí, sobretudo no Norte e Centro-Norte do estado.

Em todo o ano de 2020, os volumes de chuva registrados em Campo Maior já se aproximam dos 1.100 mm, captados por equipamento particular na região do Monumento do Jenipapo a cerca de 10 km do perímetro urbano. A estação automática de Campo Maior, geranciada pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), encontra-se inoperante, situação em que se encontram diversas outras estaçoes meteorológicas do estado.

Outras cidades merecem destaque com grandes volumes de chuva captados pelas estações do INMET e do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) como Piripipi, com 622,8 mm; Angical do Piauí, com 615,2 mm e Alto Longá, com 615,0 mm. Todas elas na mesorregião do Centro-Norte piauiense. 

Para o mês de abril, a meteorologia ainda prevê ocorrência de precipitações que poderão trazer grandes volumes de chuva para o Piauí, no entanto, cabe destacar que a partir do próximo mês, apenas o Norte e Centro-Norte deverão registrar volumes significativos. No Sertão e na região dos Cerrados, os volumes tendem a diminuir consideravelmente.

Ryan Andrade




Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar