Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Clikpiaui

Clik Piauí e Meu Olhar visitam Monsenhor Gil, no Médio Parnaíba

Clik Piauí e Meu Olhar visitam Monsenhor Gil, no Médio Parnaíba
Igreja Matriz de Monsenhor Gil | Ryan Andrade


O idealizador do "Clik Piauí", Ryan Andrade, visitou o município piauiense de Monsenhor Gil, na região do Médio Parnaíba, nesta quinta-feira, dia 5 de setembro, ocasião em que conheceu pontos turísticos da cidade. A idealizadora do 'Meu Olhar', Marcelle Siqueira, também participou dessa expedição por Monsenhor Gil. Dentre os pontos turísticos visitados, estavm os balneários Três riachos, Poço Azul e Santa Bárbara, todos eles localizados nos arredores do município.

Ao fundo, o Morro da Cruz, local de peregrinação durante a Semana Santa.

Monsenhor Gil fica a cerca de 65 km de Teresina e possui uma população estimada em cerca de 10 mil habitantes conforme o último senso demográfico. O nome da cidade está diretamente ligado à figura do sacerdote Monsenhor Gil, um religioso filho da terra que foi mandado para estudar em Roma. Aos 25 anos, retornou ordenado e passou a desenvolver seu papel na fazenda Lages, de propriedade do seu pai, que mais tarde viria a se tornar o município de Monsenhor Gil. Na posse de sua herança liderou uma campanha a fim de arrecadar fundos para construir uma igreja dedicada ao Menino Deus, hoje padroeiro do município.

Catavento, na praça da matriz.

Em seguida Monsenhor Gil doa todas as suas terras e demais heranças para a Igreja. Logo, instalam-se na região inúmeras famílias. Quando isso ocorreu, o sacerdote foi a luta para conseguir a elevação do povoado à categoria de vila, freguesia e paróquia. Somente tempo depois, em 1963, é que o povoado foi elevado a categoria de cidade com o nome atual.

Balneário Três Riachos.

De acordo com Ryan Andrade, Monsenhor Gil é dona de um rico potencial que precisa ser mais explorado pelos turistas e estruturado pelas autoridades: "São inúmeros os atrativos, riachos belíssimos, locais de refúgio e de reencontro com a natureza. No entanto, é preciso investimento nessa região para que ela possa oferecer mais estrutura e despertar a curiosidade dos turistas, proporcionando a valorização do turismo e o consequente fomento da economia local e a geração de emprego e renda", diz.

Balneário Poço Azul

Já para Marcelle Siqueira, "A cidade está de parabéns pelo potencial e merece muito mais visibilidade. Fiquei encantada com os banhos, com o conjunto arquitetônico do município, a hospitalidade do povo, a receptividade que tivemos e com a religiosidade dos moradores em torno da devoção ao Menino Deus. Simplesmente espetacular", destaca. 

Igreja Matriz do Menino Deus


Marcele Suqueira, do Meu Olhar


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×