Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Começaram as festas dedicadas à Nossa Senhora do Desterro, em Castelo

Começaram as festas dedicadas à Nossa Senhora do Desterro, em Castelo
Imagem de Nossa Senhora do Desterro | Ryan Andrade

Começaram as festividades de Nossa Senhora do Desterro, em Castelo do Piauí, a 184 km de Teresina. A festa da padroeira teve início no dia 16 de dezembro com uma procissão pelas ruas do município. O cortejo saiu do portal na entrada da cidade e seguiu até a igreja matriz, no Centro. Após a procissão, os fiéis se organizaram no patamar da matriz para a santa missa de abertura.

A devoção à Nossa Senhora do Desterro é secular. Em 2017, a Paróquia local celebrou o ano jubilar pelos 275 anos da sua instalação. A cidade de Castelo do Piauí é uma das mais antigas do estado e desde a formação dos primeiros núcleos de povoamento na região, tem-se notícia da romaria em honra à Nossa senhora do Desterro.

A história da religiosidade local se confunde com a do próprio município. Fontes oficiais e lendas ajudam a constuir os primórdios da devoção mariana em terras castelenses. De acordo com uma das lendas mais famosas, uma imagem de Nossa Senhora do Desterro teria sido encontrada na Pedra do Castelo, um dos atrativos turísticos do município. Após ter sido levada dali, conta-se que a mesma por diversas vezes retornou ao local de origem, o interior da pedra, formação bastante semelhante a um castelo.

A imagem de Nossa Senhora do Desterro é uma peça trazida pelos colonizadores portugueses, esculpida em madeira, no mais puro estilo barroco e data do ano de 1684. E considerada uma das peças mais valiosas do acervo histórico-cultural-religioso do Brasil, tendo o seu valor estimado em cerca de R$ 2 milhões. O ícone religioso já chegou a ser furtado na madrugada do dia 06 de abril de 1979. A Diocese de Campo Maior mobilizou uma equipe de investigação com a missão de encontrar a imagem tão querida pelos castelenses. Ela foi levada por dois homens, do interior do templo, cujo acesso foi possibilitado devido a uma das portas não ter sido fechada.

Os investigadores resolveram o caso em meados de julho de 1979. A peça foi encontrada em São Luís do Maranhão, já pronta para embarcar num navio rumo ao Rio de Janeiro. Após ter sido encontrada, os responsáveis pelo crime foram presos e a imagem trazida para Castelo do Piauí, tendo sido recepcionada pelos moradores na entrada da cidade. A imagem seguiu em procissão levada por um caminhão do Corpo de Bombeiros.

A festa de Nossa Senhora do Desterro, de Castelo do Piauí, segue até o dia 26 de dezembro, data em que a igreja local celebra a solenidade da padroeira. Diariamente acontecem missas, terço, adoração ao Santíssimo Sacramento e o novenário, na parte da noite, seguido de leilão e confraternização em praça pública.

Texto e fotos: Ryan Andrade 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se