Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Clikpiaui

Conheça o trabalho do artista Rômulo Timóteo, de São Raimundo Nonato

Conheça o trabalho do artista Rômulo Timóteo, de São Raimundo Nonato
Algumas das obras de Rômulo | Rômulo Timóteo

Continuando a nossa série especial sobre piauienses anônimos que manifestam o seu amor ao estado através de diferentes formas de expressão, o Clik Piauí leva, nesta segunda-feira (12 de agosto), aos seus seguidores, um pouco do trabalho do artista Rômulo Timóteo, de São Raimundo Nonato.

cena do beijo, pintura rupestre gravada no Parque Nacional Serra da Capivara

Através da arte da pintura e do desenho, Rômulo retrata em suas obras símbolos, elementos, cenas, lugares, pessoas e o cotidiano do semiárido piauiense, com foco em sua cidade, São Raimundo Nonato, no Sertão do Piauí. A representação fidedigna das pinturas rupestres do Parque Nacional Serra da Capivara, materializadas nas telas de Rômulo, impressionam pela perfeição dos traços.

cena do beijo pintada em camisa

Cenas recorrentes da paisagem nordestina com destaque para a paisagem repleta de cactos, da simplicidades das casas, das rotinas típicas do interior, inclusive da religiosidade, e da exaltação da figura do homem sertanejo com sua indumentária e adereços são alguns elementos dos quais Rômulo se utiliza para dar vida a uma folha de papel em branco.

Uma das principais características da técnica usada por Rômulo para a confecção de seus quadros é apostar num jogo de cores vivas e quentes que remetem à paisagem sertaneja do interior piauiense. O azul do céu, o amarelo do sol e o verde dos cactos, por exemplo, compõem a maior parte da sua obra e fazem qualquer pessoa lembrar do ambiente que nos cerca, por vezes associado à morte e à seca, mas repleto de cores e de uma simbologia cheia de significados. 

igreja matriz e procissão de São Raimundo Nonato

Rômulo explica como surgiu o seu interesse pelo desenho e pela pintura: "Desde sempre gostei de desenhar, sempre fiz disso meu hobby, mas aí 2010/2011 eu participei de um concurso realizado pelo Governo que abordava a temática das queimadas. Então nesse concurso de redação e desenho eu fiquei em 5° lugar e isso meio que meu deu um ânimo para continuar desenhando. Logo em seguida nós criamos o grupo Lagartrup que tinha a proposta de reunir pessoas apaixonadas pela arte, através de diferentes formas de expressão, e apostar no regionalismo, em algo com o qual as pessoas se identificassem, que fosse marcante e que chamasse a atenção. Então a partir disso, eu comecei a me de identificar com a região, em especial com o patrimônio da região", diz.

cruzeiro de São Raimundo Nonato

Sobre as características das suas obras, Rômulo fala sobre o forte delas: a memória, o patrimônio e as cores: "Pra mim nada pode ser cinza, monótono, parado. As cores representam a vida, o movimento, o sentido. A junção delas dão sentido ao desenho, então sempre procuro apostar em um jogo de cores que possa impressionar a quem vai ver. Trabalho basicamente com a memória local, com o patrimônio público e imaterial", destaca.

Para quem desejar conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Rômulo Timóteo poderá encontra-lo no Instagram @romulorp, @romulotimoteo27 ou do @lagartrup e entrar em contato. Ele trabalha com encomendas e vende os desenhos que produz. 

 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto

×