Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Coronavírus prejudica turismo piauiense com cancelamento de eventos

A pandemia de coronavírus já prejudica a economia de praticamente todos os países do mundo. A quarentena, mecanismo importante para barrar a disseminação do vírus, obriga as pessoas a ficarem em casa, o fechamento do comércio e a consequente paralisação dos serviços e da movimentação financeira em quase todos os segmentos com execeção daqueles considerados essenciais para a população.

Procissão do Fogaréu em Oeiras. (FOTO: G1 PI)

No Piauí, o turismo já sente o impacto causado em razão da pandemia. Com bares, restaurentes, estabelecimentos, parques e pontos turísticos fechados, o estado já contabiliza perdas neste setor. A semana santa, que inicia no próximo dia 5 de abril com a celebração do Domingo de Ramos, é uma das mais importantes épocas para o Turismo no que diz respeito à arrecadação.

A cidade de Oeiras costuma receber milhares de pessoas, em especial o público católico, para as celebrações religiosas alusivas à Semana Santa. A forte influência religiosa da primeira capital do Piauí é uma das principais fontes de renda do município que tem no turismo religioso um de seus grandes expoentes. O Bispo Diocesano de Oeiras, Dom Edilson Nobre, emitiu um decreto no qual as cerimônias que aconteceriam entre 3 de abril (sexta-feira do Bom Jesus dos Passos) à 12 de abril (Domingo da Ressurreição) estão suspensas. 

Durante a Semana Santa a procissão do Fogaréu é uma das que mais reúne fiéis no município. Milhares de pessoas acompanham um cortejo luminoso pelas ruas de Oeiras para lembrar o episódio da perseguição de Jesus Cristo pelos soldados romanos, sempre às quintas-feiras santas. Com tochas acesas, homens passeiam pelas ruas da cidade fazendo orações enquanto as mulherres acompanham das portas de casa.

Outro grande evento que merece destaque é o espetáculo da Paixão de Cristo em Floriano, no Sul do Piauí. A encenação foi adiada para evitar a aglomeração de pessoas, segundo a recomendação do Governo do Piauí e da prefeitura do município em combate ao coronavírus. O evento aconteceria nos dias 10 e 11 de abril e foi adiado para uma nova data ainda a ser divulgada. A Paixão de Cristo de Floriano acontece todos os anos no Teatro Cidade Cenográfica, um dos maiores do Brasil.

Encenação da Paixão de Cristo em Floriano (FOTO: G1 PI)

E não para por aí. As festas juninas também deverão ser afetadas pela pandemia devido à proximidade. Neste caso, merece destaque a festa de Santo Antonio em Campo Maior, conhecida como uma das maiores manifestações reigiosas e culturais do estado do Piauí. Todos os anos, milhares de devotos acompanham a tradicional procissão do mastro no dia 31 de maio. A festa segue até o dia 13 de junho. No entanto, nenhum comunicado oficial foi emitido pela Diocese de Campo Maior e pela Prefeitura cancelando ou adiando a festa.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp
Siga-nos

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar