Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Em Batalha, "pé de cuscuz" faz qualquer motorista parar para uma foto

Em Batalha, "pé de cuscuz" faz qualquer motorista parar para uma foto
Ipê amarelo em Batalha | Eli Mesquita

A ideia de 'b r o bró' geralmente é a de período difícil marcado pelas altas temperaturas, tempo seco e nada de chuva. Mas o período tem o seu lado postivo. É justamente durante essa época que florescem os famosos ipês, árvore típica do sertão nordestino cuja exuberância consegue dar mais vida à paisagem sertaneja.

Em Batalha, no Norte piauiense, os moradores aguardam com ansiedade a florada de um ipê amarelo, que muito mais que uma árvore qualquer, já se transformou num dos principais símbolos e cartões postais da cidade. Nas redes sociais, principalmente no Instagram, não faltaram registros, um mais belo que o outro, deste que é um dos mais conhecidos e mais belos ipês de todo o Piauí.

A população fica na expectativa para a florada durante todo o b r o bró, mas é somente no fim do mês de novembro que o espétaculo começa com o aparecimento das primeiras flores. Carinhosamente, recebeu o apelido de "pé de cuscuz", devido à aparência que a sua copa frondosa e amarela tem com um cuscuz depois de pronto.

Mas é preciso ser rápido, pois as flores caem muito rapidamente. Acontece de ter anos em que ele nem chega a florescer quando as chuvas chegam com antecedência, pois o ipê é uma espécie adaptada às altas temeperaturas e ao tempo seco típicos do semiárido nordestino, nos dando uma lição de que mesmo em tempos difíceis é possível florescer e se manter vivo. Tudo depende da nossa capacidade de adaptação às adversidades. Sem dúvidas, o principal ensinamento da natureza para enfrentar as dificuldades.


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se