Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Fazenda Trabalhado: Três séculos de história, mistérios e lendas

Fazenda Trabalhado: Três séculos de história, mistérios e lendas
Fazenda Trabalhado | Ryan Andrade

O Clik Piauí esteve na Fazenda Trabalhado, uma das fazendas centenárias de Campo Maior. O local tem mais de 300 anos de história e abriga um rico acervo que inclui peças, móveis, objetos, utensílios, fotografias, imagens sacras e inúmeros documentos históricos que ajudam a contar a história do município de Campo Maior e do estado do Piauí.

Fomos recepcionados pela proprietária do local, Jacqueline Fortes, que relatou toda a história da fazenda. Fazendo uma breve análise da árvore genealógica é possível afirmar que o local sempre pertenceu à família e foi passado de pai para filho ao longo das gerações como espécie de herança familiar. 

O casarão, com traços rústicos, preserva as características de construções típicas da antiguidade. O que mais chama a atenção dos visitantes é a riqueza do patrimônio abrigado no local. Além de todos as peças, a Fazenda Trabalhado é recheada de mistérios, lendas e histórias que foram sendo contadas ao longo de todos esses anos e conseguiram chegar à atualidade enriquecendo ainda mais a tradição e a cultura local. 

Uma das mais conhecidas é a lenda da Escrava Felicidade. Felicidade era uma jovem negra muito bela. Suas feições despertaram a ira e o ciúme de sua proprietária, que temendo ser trocada pela escrava bolou um plano para se livrar da jovem. O fazendeiro já não conseguia esconder o interesse pela escrava e passou a fazer investidas sobre Felicidade. Certo dia, a mulher do fazendeiro mandou que acendessem brasa e que pusessem espetos sobre o fogo para esquentar. Felicidade teria sido espetada até a morte, mas conseguiu se livrar do castigo se escondendo dentro de casa debaixo de uma espécie de mesa de pedra fincada na parede. Ali debaixo, ela continuou a ser torturda até desfalecer. Ao chegar em casa, o fazendeiro não acreditou que a negra tivesse sido passado por tamanha brutalidade e levou o corpo da sua amada para ser enterrado num túmulo debaixo de um jatobazeiro próximo da fazenda.

A proprietária Jacqueline Fortes reside em Teresina, mas geralmente retorna à fazenda aos finais de semana para fugir das preocupações e rotinas da capital  e aproveitar a tranquilidade e o sossego do interior. O contato com a natureza preservada, os bichos, e as diversas espécies de plantas que ela cultiva no terreiro possibilitam um reencontro com a paz e um refúgio dos problemas e estresses da cidade grande. 

O local ainda não é aberto à visitação para o público em geral. Por ser uma propriedade privada, sem nenhum tipo de vínculo com o turismo municipal e estadual, poucos têm a oportunidade de conhecer a Fazenda Trabalhado. Segundo Jacqueline Fortes, a fazenda, embora seja um atrativo turístico, não possui estrutura para receber visitas faltando, por exemplo, roteiros, abrigos, restaurantes e guias. 

Nas imagens, é possível levar aos leitores um pouco de como viviam as primeiras famílias que habitaram a região de Campo Maior há mais de 3 séculos. Além de todas as construções típicas das grandes fazendas, em breve será construída uma capela dedicada à São João Batista, santo de devoção de Jacqueline Fortes, fazendo o local ainda mais próximo da história, já que era um hábito entre os fazendeiros erguerem templos religiosos para celebrar ocasiões como batizados e casamentos de seus familiares. 

 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto