mais

Festa de Santo Antonio de Campo Maior permanece mantida para setembro

A alteração na data da festa, que acontece normalmente entre 31 de maio a 13 de junho, se deu em decorrência da pandemia de coronavírus.

Festa de Santo Antonio de Campo Maior permanece mantida para setembro
Procissão de Santo Antonio | De Olho

A festa de Santo Antonio em Campo Maior segue mantida para acontecer a partir do dia 31 de agosto. O anúncio da mudança na data das festividades foi feito pelo bispo diocesano de Campo Maior, Dom Francisco de Assis, no dia 1° de maio após uma carreata com a imagem do padroeiro pelas ruas da cidade. 

Festa de Santo Antonio de Campo Maior permanece mantida para setembro - Imagem 1

A alteração na data da festa, que acontece normalmente entre 31 de maio a 13 de junho, se deu em decorrência da pandemia de coronavírus. Um decreto assinado pelo bispo ainda em março proibe a presença dos fiéis durante as celebrações na catedral e em todas as paróquias da Diocese. Por isso, desde o dia 19 de março, as missas acontecem somente com uma equipe reduzida de pessoas e são transmitidas pelos meios de comunicação.

No dia 9 de maio, durante reunião online com o Clero Diocesano de Campo Maior, Dom Francisco reiterou a realização da festa de Santo Antonio para a nova data (de 31 de agosto a 13 de setembro). O bispo também reforçou que todas as igrejas permanecem fechadas para evitar a aglomeração de pessoas e, consequentemente, a propagação do vírus.

 “Tratamos das datas das pastorais no segundo semestre, do festejo de Santo Antonio de Campo Maior que segue mantido para acontecer entre 31 de agosto e 13 de setembro. Também ficou acertado que Novo Santo Antonio e a Área Pastoral de Santo Antonio em José de Freitas sigam a mesma orientação. Reforçamos o compromisso da nossa Diocese em obedecer as orientações das autoridades mantendo fechadas as nossas paróquias”, disse Dom Francisco. 

A festa de Santo Antonio de Campo Maior é uma das maiores manifestações de fé e religiosidade do Piauí. O destaque vai para a procissão do mastro na abertura das festividades quando milhares de devotos acompanham um cortejo pelas ruas da cidade com um tronco de carnaúba que simboliza a fé dos católicos ao santo. Segundo a tradição, as mulheres que tocam no mastro durante a procissão conseguem alcançar a graça de um casamento.

Ryan Andrade


Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail