Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

HISTÓRICO: Piripiri realiza o maior festejo de todos os tempos; fotos

HISTÓRICO: Piripiri realiza o maior festejo de todos os tempos; fotos
Imagem de Nossa Senhora dos Remédios | Ryan Andrade

Encerraram nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, as festividades dedicadas à Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Piripiri. Desde o dia 6, o município, do Norte piauiense, respirava religiosidade e devoção à virgem Maria. Uma multidão de fiéis lotou as avenidas da cidade para acompanhar a procissão solene de encerramento do festejo. Missas foram celebradas ao longo de todo o dia na matriz para romeiros vindos de diversas partes do Brasil. 

Em 2019, o tema da festa de Nossa Senhora dos Remédios foi "Maria, mãe e rainha de toda a criação", uma referência ao Sínodo da Amazônia que acontece no Vaticano durante esse mês. A proposta, segundo o pároco local, frei Leandro, era levar uma mensagem de esperança aliada aos cuidados com a 'casa comum', atendendo a um pedido do Papa Francisco pela evangelização dos povos indígenas e pela preservação do meio ambiente.

"Cuidar do meio ambiente significa cuidar da criação. Por isso, rezamos durante todos esses dias para que Maria nos conduza ao encontro com o Cristo e também procuramos durante esse novenário destacar a importância dos cuidados que devemos ter com a nossa casa comum, que nada mais é que a natureza, os recursos naturais, a floresta, os mananciais, os rios, as praças, as ruas, enfim, tudo aquilo que está ao nosso redor e sem os quais não conseguimos viver", destacou Frei Leandro.

O bispo da Diocese de Parnaíba, Dom Juarez Sousa da Silva, presidiu o último novenário e uma missa na manhã desta quarta-feira na paróquia de Nossa Senhora dos Remédios e também falou sobre a proposta de abordar a temática sinodal, ainda alvo de controvérsias e polêmicas entre católicos: "Foi muito positivo por parte da organização em escolher este tema. É muito importante rezar pelo Papa e pelos bispos que compõem a assembleia sinodal pois ela se propõe a dialogar e buscar novos caminhos para a igreja e por uma ecologia integral. Infelizmente, muitos ainda não entederam a real proposta do Sínodo, que não tem a intenção de ordenar homens casados ou mulheres em comunidades indígenas, mas dialogar, ouvir e propor caminhos para a evangelização dos povos mais esquecidos. Todas essas questões serão decididas depois de muito debate e não precisamos temer, pois é o Espírito Santo quem conduz o Sínodo", defendeu Dom Juarez. 

Todos os dias, milhares de devotos lotaram o espaço que fica atrás da matriz, na Avenida Tomaz Rebelo, para acompanhar as celebrações em honra à Nossa Senhora dos Remédios. Este ano, a festa foi transmitida pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), por emisoras de rádio e por portais de internet. 


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Localização

Definir a localização padrão

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Fique por dentro

Receba notícias quentinhas diretamente no seu whatsapp

Continuar

Falta pouco, agora escolha as categorias que deseja receber notícias

Aperte (ctrl + clique) para selecionar vários
Pronto!

Agora você passará a receber novidades diretamente no seu whatsapp.

Termos de uso

Texto

Política de privacidade

Texto