Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros

Igreja matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição será entregue dia 18

Igreja matriz de Nossa Senhora do Ó e Conceição será entregue dia 18
Igreja Matriz de Valença | Assessoria de Imprensa

Seguem em ritmo acelerado as obras de reforma da igreja matriz de Nossa Senhora da Ó e Conceição, em Valença do Piauí. Em sua terceira reforma, desde que foi construído em 1893, o templo será entregue à comunidade no dia 18 de janeiro, às 18h, com a cerimônia de dedicação da matriz. O arcebispo metropolitano, Dom Jacinto de Brito Furtado, vai dar a benção solene e oficializar o término da obra, aguardada com ansiedade pela população valenciana.

Em entrevista ao Clik Piauí, o pároco, Klebert Viana, explicou a história da igreja, que já está em sua terceira edificação desde que foi construída, ainda no século XIX: "O primeiro templo começou a ser construído em 1893 e demorou 5 anos para ser finalizado. Ela tinha duas torres, só que elas eram menores. Depois, no ano de 1946, chega o Padre Marques encontrando a igreja, segundo ele, abandonada e necessitando de uma reforma. Então, ele ampliou a igreja e deixou com uma torre mais alta ficando depois para construir a segunda torre, mas, devido à escassez de recursos, não foi possível finalizá-la. Essa segunda reforma terminou em 1956. Essa terceira reforma, atual, teve início em 21 de agosto de 2017, ou seja, já são mais de 2 anos", explicou.

Ele também destacou as modificações e novidades: "Nós concluímos a torre, recuperamos a fachada, preservando traços da originalidade da igreja. A parte interna passou por uma reestruturação. O piso nós conservamos, o altar-mor vai passar por um trabalho estético, assim como as colunas, onde serão colocadas as antífonas do Ó, que é o que dá origem à devoção à Nossa Senhora do Ó e Conceição e uma iluminação, então ela vai passar por um melhoramento estético porque não tinha. Agora nós vamos dar uma melhor caracterização ao interior da igreja", pontuou. 

Segundo o pároco, todo os recursos investidos na obra são oriundos de doações de fiéis: "Os recursos da obra são próprios da comunidade, oriundos de festejos do Divino Espírito Santo, e de Nossa Senhora do Ó, de algumas promoções que os leigos fazem como bingos e rifas. Não recebemos nenhum recurso do governo, nem do IPHAN, somente dos fiéis que sempre sonharam em ver a igreja reformada. E agora nós vamos começar a festa da padroeira de 17 a 26 de dezembro e a dedicação da igreja vai ser no dia 18, às 18h, com a presença do arcebispo de teresina, do Clero e de toda a comunidade", finaliza.

LOCAL REPLETO DE MISTÉRIOS 

No dia 21 de novembro, durante escavações que faziam parte das obras na igreja, foram encontradas imagens sacras que haviam sido enterradas debaixo do altar do Santíssimo Sacramento. De acordo com o Padre Klebert, possivelmente, as imagens foram escondidas por volta de 1946 a 1973.

Uma das justificativas para explicar o acontecimento é que, seguindo a recomendação da igreja durante a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II em 1962, os padres foram orientados a dar centralidade ao Cristo e evitar o excesso de imagens nas igrejas. Isso pode ter levado padre Marques a decidir enterrar as imagens sacras. 

Padre Klebert destaca que na época muitos padres se desfizeram dessas peças religiosas, doando para famílias ou capelas, e em outros casos as imagens foram enterradas como provavelmente foi feito com as imagens que estavam na matriz. 

Ryan Andrade


Tópicos
Compartilhe
Google Whatsapp

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se